Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Quais são os sintomas do zika na gravidez?

O zika vírus tem preocupado as gestantes devido às possíveis complicações que ocorrem nos bebês, como a microcefalia

Por Maria Tereza Santos
Atualizado em 12 dez 2019, 10h34 - Publicado em 28 jan 2019, 18h02
sintomas de zika na gestação
Febre baixa, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são alguns sintomas do zika, mas, na maioria das vezes, eles não se manifestam (Foto: GI/Getty Images)
Continua após publicidade

Embora as complicações mais graves do zika costumem ser causados durante a gravidez, os sintomas nas gestantes são muito parecidos com os do resto da população. Estamos falando de febre, dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, dor e inchaço nas articulações e manchas vermelhas que coçam.

A questão é que, em 80% dos casos, os sinais da infecção não se manifestam. E, mesmo nesses episódios assintomáticos para a mãe, os bebês podem desenvolver microcefalia e outros problemas de desenvolvimento.

Daí porque o acompanhamento com o médico é fundamental, bem como tomar medidas para evitar picadas do Aedes aegypti, que transmite o vírus. Saiba mais sobre os sintomas e a prevenção do zika a seguir:

Quais são os principais sintomas?

  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão nos olhos
  • Febre baixa
  • Manchas vermelhas que surgem no rosto e se espalham pelo corpo
  • Coceira
  • Mal-estar
  • Dor e inchaço nas articulações

Como diagnosticar o zika?

Além de checar os sinais e se o paciente vive numa região com muitos casos da doença, é possível recorrer a exames de sangue.

Continua após a publicidade

Porém, ele é utilizado apenas em locais com surtos recentes. Gestantes devem considerar o teste após conversarem com o médico.

Complicações do zika na gestação

Principalmente quando a mulher é picada no primeiro ou segundo trimestre da gravidez, o zika pode atingir o cérebro de seu filho.

Isso acontece porque o vírus consegue atravessar a placenta e, já no corpo do bebê, invadir sua massa cinzenta. Ali, ele tem potencial para provocar danos neurológicos e microcefalia – condição na qual o crânio do bebê não cresce o suficiente. Como consequência, surgem déficits cognitivos, dificuldades para enxergar, descoordenação motora…

Continua após a publicidade

Fazendo o pré-natal corretamente, é possível ter o diagnóstico precoce da microcefalia (os profissionais recorrem a exames de imagem). O tratamento das crianças é contínuo – cada uma vai demandar cuidados específicos.

Cuidados a serem tomados na gravidez

As medidas de prevenção valem para todos: eliminar pontos de água parada, passar repelente, colocar telas nas portas e janelas e dar preferência para roupas compridas.

Além disso, as gestantes precisam fazer o pré-natal até o fim. Se houver suspeita, elas devem falar com seus médicos quanto antes.

Fonte: Kléber Giovanni Luz, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.