Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar da saúde: brasileiros veem tecnologia como aliada do bem-estar

Estudo constata que certos cuidados e o apoio tecnológico vieram para ficar após a Covid-19. Veja este e outros destaques no universo de VEJA SAÚDE

Por Diogo Sponchiato
21 ago 2021, 16h25
ilustração de braços com peso de musculação, maçã, caneca e relógio inteligente
Pesquisa da Abbott se debruçou sobre tendências na saúde após ouvir mais de 2 mil brasileiros.  (Ilustração: Mariana Duarte/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Sete em cada dez brasileiros acreditam que a tecnologia vai facilitar seu acesso a uma boa saúde. Esse é um dos achados de uma pesquisa da Abbott feita em duas etapas e que ouviu mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do país em maio deste ano.

Além de radiografar os desafios dos meses de pandemia, incluindo os de cidadãos que convivem com doenças crônicas, o estudo O Valor da Saúde mapeou como nossos conterrâneos pretendem se cuidar daqui pra frente e de que forma enxergam a tecnologia nesse processo.

Para 63% dos entrevistados, é fundamental ter seus dados de exames e consultas reunidos num só lugar. Um índice expressivo também deseja ferramentas que ajudem a monitorar a saúde de si e de quem ama, e mais da metade vê nas inovações tecnológicas um meio de melhorar a comunicação com os médicos e receber orientações em momentos de emergência.

ilustração de uma banana fazendo referência à ereção
(Ilustração: Mariana Duarte/SAÚDE é Vital)

Passado: 25 anos do Viagra

O primeiro remédio a combater a disfunção erétil foi patenteado pela Pfizer em 1996. O princípio ativo sildenafila inaugurou uma classe de comprimidos que ajudam a manter a circulação sanguínea para o pênis, fator decisivo à ereção. Hoje existem outros medicamentos, e de outras farmacêuticas, para essa finalidade. A utilização, no entanto, depende de avaliação e indicação médica.

ilustração de uma formiga em cima de um cogumelo e, acima deles, um conta-gotas
(Ilustração: Mariana Duarte/SAÚDE é Vital)
Continua após a publicidade

Futuro: antifúngico em formigueiros

Uma investigação financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) encontrou um composto inédito contra fungos em bactérias que ficam em ninhos de formigas-cortadeiras espalhados por Mata Atlântica, Amazônia e cerrado. Nos testes em laboratório, a molécula foi capaz de atacar micro-organismos que causam doenças em humanos.

ilustração de mulher com um zíper na boca e bandeira da nova zelândia
(Ilustração: Mariana Duarte/SAÚDE é Vital)

Um lugar: solução bizarra para perda de peso na Nova Zelândia

Cientistas da Universidade de Otago criaram um dispositivo à base de ímãs colocados nos dentes com o objetivo de fechar a boca da pessoa e limitar o ganho de peso. A polêmica invenção recebeu pedradas de especialistas mundo afora. Em experimento com sete mulheres, o uso do aparelho teria resultado numa perda média de 6 quilos em duas semanas.

ilustração de bebida caindo num guarda-chuva
(Ilustração: Mariana Duarte/SAÚDE é Vital)
Continua após a publicidade

Um dado: queda de 8,5 para 7,4 litros de álcool per capita

O volume de bebida alcoólica consumido no Brasil caiu esse montante entre 2010 e 2018, segundo o último levantamento do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). Apesar disso, a entidade alerta que mais mulheres passaram a beber no período. Outro ponto de atenção é o aumento na ingestão de álcool com a pandemia da Covid-19.

caricatura do escritor pablo d'ors
(Ilustração: Mariana Duarte/SAÚDE é Vital)

Uma frase: Pablo D’Ors

“A meditação é uma maneira de purgar o apego; por isso não é agradável em um primeiro momento. Assim que atravessada essa via purgativa, a meditação se torna uma via iluminativa, mas vale a pena percorrer o caminho mesmo que não se chegue a uma grande iluminação. A simples purgação — e não é simples — compensa. No fundo, tanto faz se avançamos muito ou pouco; o importante é avançar sempre, perseverar, dar um passo por dia. A satisfação não se encontra na meta, e sim no caminho.”

Pablo D’Ors, escritor e padre, no livro Biografia do Silêncio (Academia)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.