Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Remédios para emagrecer aprovados no Brasil: modo de usar, potência e preço

Ozempic, Wegovy, Mounjaro... Conheça os medicamentos indicados para o tratamento da obesidade e suas respectivas características

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 abr 2025, 20h58 - Publicado em 1 abr 2025, 11h52
remedio-obesidade-diabetes
Semaglutida, tirzepatida, sibutramina e afins: medicações devem ser utilizadas sob orientação e acompanhamento médico (Dulla/Veja Saúde)
Continua após publicidade

O anúncio do lançamento nacional do medicamento Mounjaro, à base de tirzepatida, gerou uma mobilização entre médicos e pacientes no país.

Ainda que seja aprovado por enquanto apenas para o controle do diabetes tipo 2 o aval para a obesidade em si aguarda posição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , avança a expectativa de que a nova droga ampliará o arsenal terapêutico para a perda de peso. 

Nesse contexto, os especialistas já têm à disposição ao menos cinco classes de medicamentos que apresentam, em bula, indicação para o tratamento da obesidade. Mapeamos, a seguir, quais são elas, seu modo de usar, potência esperada segundo os estudos e o preço médio nas farmácias brasileiras.

Semaglutida (Ozempic, Rybelsus e Wegovy)

Quem é?

Existem três remédios à base de semaglutida desenvolvidos e comercializados pela farmacêutica Novo Nordisk no país.

O famoso Ozempic, que abriu alas a esse mercado, é, na realidade, aprovado e indicado para o tratamento do diabetes tipo 2, ainda que também promova emagrecimento.

A exemplo dele, o Wegovy este, sim, voltado à obesidade em si é uma caneta de aplicação semanal em dosagem mais elevada do princípio ativo.

O Rybelsus, por sua vez, é a versão via oral, mas direcionada ao diabetes e de uso diário. Portanto, a rigor, o Wegovy é o medicamento destinado à redução do peso.

Continua após a publicidade

+Leia também: Qual a diferença entre Wegovy, Ozempic e Rybelsus?

Como funciona?

A semaglutida atua no organismo simulando a ação de um hormônio naturalmente produzido pelo intestino, o GLP-1.

Assim, esse análogo de GLP-1 se conecta a receptores nas células de alguns órgãos, ativando uma série de respostas bem-vindas à perda de peso e ao controle dos níveis de glicose no sangue. Ele estimula o pâncreas a produzir insulina, desacelera o ritmo de esvaziamento do estômago, aumenta a sensação de saciedade e interfere na central cerebral que regula a ingestão calórica.

Modo de usar

Injeções semanais.

Potência

Estudos demonstram que metade dos pacientes em uso do Wegovy (2,4 mg de semaglutida) perde ao menos 15% do peso corporal, sendo que quase um terço chega a eliminar cerca de 20%.

Preço

De 1.250,00 a 2.400 reais (um mês de tratamento).

Continua após a publicidade

Orlistate

Quem é?

Trata-se de um fármaco que diminui a absorção de gordura da dieta e canaliza sua eliminação pelas fezes, reduzindo o aporte calórico e o ganho de peso.

O medicamento de marca que deu início à categoria, o Xenical, deixou de ser produzido e disponibilizado no Brasil. Hoje existem versões genéricas nas drogarias.

Como funciona?

Atua no intestino impedindo que boa parte da gordura oriunda da alimentação seja absorvida. Esse substrato é eliminado no cocô, o que gera um dos principais efeitos colaterais e desagradáveis do orlistate: episódios frequentes de flatulências e fezes amolecidas e engorduradas.

Modo de usar

As cápsulas costumam ser prescritas junto ou até uma hora após as refeições.

Potência

A maioria dos pacientes perde até 5% do peso corporal (menos de 30% pode chegar a 10%, embora seja difícil manter o tratamento).

Continua após a publicidade

Preço

De 80 a 160 reais a caixa.

+Leia também: Ozempic é só o começo: os remédios que prometem mudar o tratamento da obesidade

Sibutramina

Quem é?

O comprimido nasceu como antidepressivo, mas hoje é usado pelo seu efeito de inibidor de apetite.

Gerou bastante controvérsia pelos seus riscos cardiovasculares, motivo pelo qual chegou a ser vetado por um período no país. Hoje pode ser usado em pacientes sem restrições como doenças cardíacas.

Como funciona?

Ele atua no cérebro inibindo a recaptação de neurotransmissores ligados ao estado de bem-estar geral, como serotonina, noradrenalina e dopamina, o que reduz a vontade de comer e propicia uma perda de peso limitada.

Modo de usar

Comprimidos diários (o medicamento é tarja preta).

Continua após a publicidade

Potência

A maioria dos pacientes perde no máximo 5% do peso corporal.

Preço

De 30 a 90 reais, em média, a embalagem.

Naltrexona + bupropiona (Contrave)

Quem é?

Trata-se de um comprimido com duplo princípio ativo recomendado para perda de peso associada a episódios de comer emocional – rompantes que não são motivados pela fome em si. Produzido pela farmacêutica europeia Merck, seu nome comercial é Contrave.

Como funciona?

No cérebro, equilibra os níveis de neurotransmissores como a dopamina e o sistema de recompensa, evitando o desejo incontrolável de ingerir algo específico, caso de doces. Ao regular a compulsão, promove emagrecimento.

Modo de usar

Comprimidos diários.

Continua após a publicidade

Potência

Redução de 5 a 10% do peso corporal.

Preço

800 reais a caixa, em média.

Liraglutida (Saxenda e Olire)

Quem é?

A liraglutida é um análogo de GLP-1 primo da semaglutida, mas de uso diário e efeito mais modesto na redução do peso.

A medicação original para tratamento da obesidade é o Saxenda, da Novo Nordisk, mas, com a queda da patente, o laboratório nacional EMS anunciou para este ano o lançamento de sua versão, o Olire.

Como funciona?

Mimetiza os hormônios GLP-1 e seus efeitos no organismo, ampliando a sensação de saciedade e controlando os níveis de açúcar no sangue.

Modo de usar

Canetas de aplicação diária.

Potência

Redução de 5 a 10% do peso corporal.

Preço

Entre 800 e 1.000 reais o Saxenda (um mês de tratamento).

Tirzepatida (Mounjaro e Zepbound)

Quem é?

A tirzepatida inaugurou a classe dos duplo agonistas de hormônios intestinais. Ela emula tanto o GLP-1 como outra substância, o GIP, naturalmente fabricados pelo organismo, o que potencializa seu efeito no controle glicêmico e na redução do peso.

O Mounjaro foi aprovado para tratamento do diabetes tipo 2. A farmacêutica americana Eli Lilly, que anunciou seu lançamento no Brasil para junho deste ano, aguarda o sinal verde da Anvisa para a indicação à obesidade. No exterior, onde isso já acontece, a tirzepatida para essa finalidade recebeu o nome comercial Zepbound.

Como funciona?

A tirzepatida instiga o pâncreas a produzir insulina, promovendo o equilíbrio glicêmico, e aumenta a saciedade e dispara outros efeitos metabólicos que concorrem para uma perda de peso expressivaa maior entre os medicamentos lançados até hoje. 

Modo de usar

Canetas de aplicação semanal.

Potência

Entre 15 e 25% do peso corporal (metade dos pacientes nas pesquisas chega a perder 20%, em média).

Preço

O Mounjaro deverá custar entre 3 000 e 3 500 reais por mês de tratamento, mas não se sabe, até por não termos a aprovação para a obesidade, o valor da tirzepatida com essa indicação em bula.

Obesidade-remedios-comparacao

Atenção!

Em prol da segurança e da eficácia do tratamento, todos os remédios listados acima devem ser prescritos e usados sob orientação médica.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.