Sensibilidade nos dentes: quais são as causas e o que fazer?
Desconforto pode ser provocado por questões simples, como o consumo excessivo de alimentos ácidos ou doces, ou quadros mais graves, como cáries

Aquela dor aguda que dá uma sensação de choque nos dentes e surge ao ingerir alimentos e bebidas quentes, gelados ou ácidos é um sinal de sensibilidade dentária.
Esse problema comum ocorre quando o esmalte dentário é desgastado, o que acaba gerando a exposição da dentina — a camada interna, ligada aos nervos dos dentes.
Vários fatores podem levar ao desgates, e algumas doenças bucais também estão relacionadas a essa sensibilidade. Por isso, é sempre aconselhável procurar um dentista assim que perceber o problema.
Entre as possíveis causas estão:
1. Cáries
As dores costumam ser mais intensas quando as cáries são a origem para a sensibilidade. Isso porque a infecção pode afetar uma camada ainda mais profunda que a dentina, atingindo até a raiz do dente.
2. Retração da gengiva
Ocorre quando a gengiva “encolhe”, expondo parte da raiz. Essa retração deixa os dentes mais expostos a infecções e mais sensíveis.
3. Bruxismo
Um problema frequente, o bruxismo é o ato de ranger os dentes durante o sono de maneira involuntária. Isso pode danificar o esmalte e causar sensibilidade em vários dentes.
4. Escovação inadequada
Tanto a falta de escovação como a escovação em excesso podem causar sensibilidade nos dentes. Quando a escovação é incompleta ou está em falta, há um maior risco de desenvolver cáries, por exemplo.
Por outro lado, escovar os dentes com muita frequência, de maneira agressiva ou com uma escova de cerdas muito duras pode danificar o esmalte, o que também resulta em sensibilidade. Recomenda-se escovar os dentes três vezes ao dia, com escovas de cerdas macias.
+Leia também: Cárie: o que é, quais são as causas e como tratá-la
5. Alimentos ácidos
Alimentos e bebidas como frutas cítricas, refrigerantes, café, cerveja, vinagre e outros, podem desgastar o esmalte, causando sensibilidade.
Consumir muitos doces também pode deixar os dentes mais sensíveis, bem como aumentar o risco de desenvolver cáries.
6. Tratamentos e procedimentos
Alguns procedimentos como clareamento, restauração ou uma simples limpeza dentária podem desencadear sensibilidade. O quadro costuma ser temporário.
7. Refluxo e gastrite
Problemas como refluxo e gastrite podem ter a sensibilidade dentária como consequência, já que o ácido gástrico pode entrar em contato com os dentes, favorecendo o desgaste do esmalte.
Tratamento
Muitas vezes, a sensibilidade dentária é resolvida em pouco tempo, principalmente quando envolve causas mais simples. Nesses casos, o tratamento pode incluir a aplicação de flúor, cremes dentais e enxaguantes específicos, assim como restauração e outros tipos de procedimentos.
Entretanto, é fundamental consultar um dentista, que poderá avaliar a saúde bucal como um todo e definir o diagnóstico adequado.
Somente um especialista pode indicar o melhor tratamento, em especial quando a origem do problema está nas cáries ou no bruxismo.