Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Silvero Pereira revela ter doença que causa 400 mortes por dia no Brasil

Ator foi diagnosticado com hipertensão, condição considerada silenciosa devido à ausência de sintomas em grande parte dos casos

Por Lucas Rocha
7 out 2024, 11h38
silvero-pereira-ator-hipertensao
Ator Silvero Pereira relatou diagnóstico de pressão alta (Foto: Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

O ator Silvero Pereira revelou ter hipertensão arterial. O anúncio foi feito pelo seu Instagram no último domingo, 6.

“Fui diagnosticado com hipertensão e precisei retornar aos cuidados da nutricionista com o objetivo de melhorar minha alimentação e, consequentemente, tomar mais cuidado com minha saúde”, contou o artista.

Conhecida popularmente como pressão alta, a doença é considerada silenciosa devido à ausência de sintomas em grande parte dos casos. Em momentos críticos, podem aparecer encrencas como dor no peito e de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

O aumento dos níveis de pressão sanguínea nas artérias pressiona o coração, que precisa fazer um esforço maior para garantir a circulação do sangue no organismo.

Sem o cuidado adequado, há o risco de complicações como acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, formação de aneurismas nas artérias, e problemas de insuficiência renal e cardíaca.

+ Leia também: Com o coração nas nossas mãos: aprenda a cuidar melhor dele

Como saber se tenho hipertensão?

A hipertensão arterial é uma doença grave, que não tem cura e, a cada dia, leva à morte quase 400 pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. O diagnóstico é definido por valores das pressões máxima e mínima iguais ou superiores aos 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Continua após a publicidade

Para identificar a doença, é preciso checar a pressão regularmente, e isso começa cedo. Pessoas acima de 20 anos devem realizar o procedimento ao menos uma vez ao ano. Se houver histórico do problema na família, a recomendação é fazer a aferição duas vezes nesse período.

Em grande parte dos casos, o agravo é hereditário. Contudo, hábitos de vida também influenciam significativamente no desenvolvimento do problema. Entre eles, vale destacar o elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse e falta de atividade física.

+ Leia também: As 10 dicas de ouro para proteger o seu coração, segundo a ciência

Controle da pressão

A pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento inclui mudanças no estilo de vida e a utilização de medicamentos, de acordo com a necessidade de cada paciente.

As orientações incluem mudanças nos hábitos alimentares, como reduzir a utilização de sal, moderar o consumo de álcool, evitar alimentos gordurosos e o consumo de ultraprocessados.

Continua após a publicidade

Aliada do coração, a atividade física regular entra em cena colaborando também para a manutenção do peso adequado.

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.