Um raio x da passiflora
A família do maracujá faz muito mais do que dar aquela acalmada

Entre as mais de 400 espécies de gênero passiflora, a família do maracujá, a incarnata, a edulis e a alata se destacam por seus efeitos calmantes. Suas folhas, ricas em alcaloides de flavonoides, têm ação sedativa e antiespasmódica. A planta age como um tranquilizante leve, sem causar dependência.
Mas os benefícios do famoso chazinho de maracujá não param aí: componentes das flores, como mucilagens e pectina, atenuam inflamações, o que ajuda no tratamento de gastrites e úlceras. Quem está com a garganta dolorida também encontra alívio fazendo gargarejos da infusão. Não à toa, a passiflora entra na composição de muitos fitoterápicos.
Leia mais: Maracujá: o segredo da fruta está na casca!
Agora, atenção: quem tem hipotensão e sonolência não deve usar. O extrato potencializa a ação de sedativos e álcool. Doses elevadas intoxicam e deprimem o sistema nervoso central.
Receita para diminuir a tensão
Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas bem picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Beba duas doses ao dia, de preferência antes de se deitar. O suco não tem tanto efeito sedativo: os princípios calmantes se concentram mais nas folhas.