A vida (e a mente) da pessoa com câncer na pandemia
A rotina, a saúde e o bem-estar dos pacientes com câncer em tempos de coronavírus é o tema deste episódio apoiado pela Biomm
Sobram pesquisas mostrando que o coronavírus comprometeu a realização de exames, consultas e tratamentos contra o câncer. Mas a ideia deste episódio do podcast Detetives da SAÚDE é entrar na vida das pessoas que precisam enfrentar um tumor para mostrar como a maior pandemia do século afetou a rotina e o bem-estar mental delas.
Para isso, convidamos Glauco Lima da Silveira, representante de investimento social e parcerias estratégicas da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Além de dar suporte para milhares de pacientes por meio dessa instituição, o próprio Glauco foi diagnosticado com câncer em 2015. “Quem ficou meses em uma cama tem uma visão muito diferente do isolamento”, avisa. Ao longo do episódio, ainda temos os depoimentos de Amanda Vieira, que recebeu a notícia de que tinha um linfoma de Hodgkin.
Além deles, o oncologista Felipe Ades, coordenador do Núcleo de Mama do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), traz uma visão médica (e, ao mesmo tempo, humana). “Abandonar o tratamento do câncer, mesmo durante uma pandemia, não é uma boa medida”, garante.
Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.
Se preferir, escute no Spotify diretamente por aqui:
Ou no Youtube: