Zoom: um monstrinho atrás da orelha
A imagem do mês traz uma criatura que parece ter saído de um filme de ficção científica, mas tem uma origem muito mais simples do que essa

Com a lente ampliada do microscópio, parece uma criatura saída de um filme do Godzilla, um inseto gigantesco ascendendo aos céus.
Mas, na pequenina realidade, seu tamanho não passa de 3 milímetros. Os incômodos que pode causar, contudo, têm outra dimensão.
Pois aí encaramos uma pulga — melhor dizendo, pulga do gato, como ficou conhecida cientificamente, embora ela também azucrine cães.
Pica a torto e a direito atrás de sangue para se reproduzir e, nessa sanha, não raro passa doenças. Cuidado com ela!
+ Leia também: Pulgas, carrapatos e pernilongos, por que eles são perigosos para os pets
- Duas mil espécies. Bate essa marca o número de tipos de pulgas por aí. A do gato é a mais comum, e se alimenta de sangue.
- 25 dias é a expectativa máxima de vida desse inseto em sua fase adulta — antes disso, passa pelo estágio de ovo, larva e pupa.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Apoie e siga a VEJA SAÚDE
Se você gosta do nosso trabalho, considere nos apoiar assinando VEJA SAÚDE a partir de R$5,99 ao mês. E não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos na maioria delas como @veja_saude.
Também temos uma newsletter enviada semanalmente de forma gratuita, com conteúdos selecionados. Preencha o formulário abaixo com seu e-mail para receber: