A buchinha-do-norte é uma planta nativa das Américas, muito utilizada no Brasil. Parente de outras espécies que geram esponjas vegetais, é usada na medicina popular contra problemas respiratórios.
CONHEÇA
CONHEÇA
A planta leva o nome científico de Luffa operculata e tem a fama de contribuir para o tratamento de doenças respiratórias como arinite e a sinusite.
BOA FAMA
BOA FAMA
Apesar da reputação, nem todos os seus efeitos são reconhecidos pela ciência. Na realidade, a maior parte dos estudos indica que A planta tem impactos nocivos para a saúde. Saiba quais:
RESSALVAS
RESSALVAS
Contradizendo as indicações populares, dados coletados sobre a buchinha indicam que, sozinha, ela não é um agente antiviral eficaz.
EFEITOS QUESTIONÁVEIS
EFEITOS QUESTIONÁVEIS
Inalar o vapor de buchinha causa uma forte vasodilatação nasal, levando a irritações. De resultado, o vapor até pode ajudar a aliviar o nariz entupido, mas a irritação pode causar hemorragias.
2. IRRITAÇÃO DA MUCOSA
2. IRRITAÇÃO DA MUCOSA
Se o chá da planta for consumido durante a gravidez, pode levar à malformação fetal e até mesmo à morte devido a hemorragias.
RISCO AO FETO
RISCO AO FETO
Um dos usos altamente nocivos da buchinha é no trato de problemas gastrointestinais. O consumo da planta pode causar sangue nas fezes e hemorragias internas.
PREJUÍZO INTESTINAL
PREJUÍZO INTESTINAL
Portanto, qualquer forma de consumo da planta deve ser feita com muita cautela e sob orientação de um profissional de saúde.