Água tônica faz bem ou faz mal para a saúde? Entenda
Ingrediente frequente nos coquetéis foi criado como medicamento. Conheça sua formulação, benefícios e cuidados

Ingrediente frequente em drinks, a água tônica tem sua origem e propriedades desconhecidas por muita gente. Reza a lenda que ela foi inventada na Índia, durante a ocupação inglesa do território.
Supostamente, os soldados ingleses misturavam água, açúcar e uma substância chamada quinino na esperança de evitar contrair malária, uma enfermidade frequente por lá.
Esse elemento menos conhecido, a quinina, é a razão central para algumas controvérsias sobre a água tônica. A substância é extraída de uma planta chamada quino, a mesma utilizada para o tratamento da malária, e também é a responsável pelo sabor amargo da tônica.
+Leia também: Malária: o que é, sintomas, tratamento e prevenção
Água tônica faz bem ou faz mal?
Por ser “água tônica”, muita gente acredita que a bebida é saudável, mas não é bem assim. De acordo com a legislação brasileira, a água tônica dos dias de hoje é considerada um refrigerante.
Dependendo da marca, a composição nutricional pode variar um pouco, contendo mais ou menos açúcar, por exemplo. Uma versão sem açúcar pode ter um valor calórico menor do que outros refrigerantes, embora não seja possível dizer que isso faz dela uma opção mais saudável.
Em todos os casos, obrigatoriamente cada 100 ml de água tônica contém de 3 a 7 mg de quinino. Isso também não é motivo o suficiente para considerar a água tônica algum tipo de bebida terapêutica, por exemplo. As concentrações de quinino na água tônica são muito baixas em relação ao que é utilizado para tratar a malária. Ou seja, ela não previne nem trata doenças.
Cuidados no consumo da água tônica
Pesquisas iniciais indicam que algumas marcas de água tônica apresentam um pH ácido, o que contribui para o fenômeno de erosão dentária, um desgaste progressivo do esmalte dos dentes.
A presença de quinino também exige cuidados em pessoas com hipersensibilidade à substância, algo que muitas vezes só é descoberto após o consumo da bebida.
Nesses casos, as reações mais comuns são manchas, erupções e placas na pele, nos lábios e no interior da boca que se manifestam de 30 minutos a 8 horas após o contato com a quinina, embora possam aparecer após vários dias. Outras reações alérgicas mais graves também foram relatadas, mas os casos são raros.
O que se pode dizer em relação à bebida é que ela deve ser consumida sempre com moderação e, preferencialmente, sem açúcar. Para a maioria das pessoas, essa receita não deve trazer perigos à saúde. Só não vá beber água tônica achando que ela traz grandes benefícios.