Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Balas com Salmonella: quais os riscos à saúde?

Fabricante Dori anunciou recolhimento de lotes por potencial contaminação com bactéria que provoca quadros de infecção gastrointestinal

Por Maurício Brum
Atualizado em 23 ago 2024, 14h56 - Publicado em 23 ago 2024, 14h55
bala-iogurte-dori-salmonella
Balas Yogurte estão entre os lotes potencialmente contaminados (Dori/Divulgação)
Continua após publicidade

A marca de balas Dori anunciou nesta semana o recolhimento de produtos fabricados entre 21 de junho e 10 de julho, na planta de Rolândia (PR), devido ao risco de contaminação com a bactéria Salmonella muenchen.

Uma lista completa disponibilizada pela empresa, com os lotes e datas de validade que não devem ser consumidos, pode ser consultada neste link. Foram listadas marcas famosas, como as balas Yogurte100 e Bolete.

Além de orientar estabelecimentos comerciais a interromper a venda desses produtos, a Dori afirma que já realizou os procedimentos de descontaminação na fábrica, não havendo risco em lotes produzidos posteriormente.

O que a Salmonella causa?

A Salmonella muenchen é uma das espécies de bactérias que levam a quadros de salmonelose. Em linhas gerais, esses microrganismos costumam gerar sintomas gastrointestinais, com os primeiros sinais surgindo em até 72 horas após a contaminação – que frequentemente ocorre através da ingestão de água ou alimentos infectados.

+Leia também: Salmonella: quais são os sintomas da infecção pela bactéria?

Os sintomas de salmonelose incluem:

Continua após a publicidade
  • Diarreia
  • Vômitos
  • Febre moderada
  • Dor abdominal
  • Mal-estar
  • Fadiga
  • Perda de apetite

O maior risco é a desidratação associada às perdas em função da diarreia e dos vômitos.

Quando isso ocorre, deve-se permanecer em repouso e garantir uma boa ingestão de líquidos – em alguns casos, pode ser indicada a reposição eletrolítica, com soro e outros preparados que ajudam a repor os sais minerais eliminados pelo organismo.

Continua após a publicidade

Um tipo diferente da bactéria, a Salmonella typhi, pode levar a quadros de febre tifoide, com uma taxa de letalidade mais elevada. Essa espécie, porém, não é a mesma identificada nas balas.

O que fazer se tenho balas de um lote contaminado?

A primeira recomendação é não consumi-las, já que todos os produtos nos lotes e datas identificadas podem trazer algum resquício da bactéria. Caso você já tenha consumido as balas e esteja enfrentando sintomas persistentes como os descritos acima, busque ajuda médica e informe sobre a sua suspeita.

Orientações complementares sobre o recolhimento, substituição ou reembolso do produto adquirido podem ser obtidas diretamente com o serviço de atendimento ao cliente disponibilizado pela Dori, seja pelo telefone 0800 707 4077 ou pelo e-mail sac@dori.com.br.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.