Chá de rosa branca, uma opção exótica para consumir mais antioxidantes
Infusão tradicional na medicina popular é boa fonte de polifenóis, mas é importante não superestimar os benefícios

Mais do que o uso de forma ornamental ou pela fragrância, as rosas têm fascinado a humanidade há séculos também por conta de possíveis usos medicinais, sendo usadas em diferentes receitas que muitas vezes incluem infusões. O chá de rosa branca é uma dessas opções.
Feito com as espécies Rosa x alba ou Rosa x centifolia, esse chá é um velho conhecido de receitas caseiras que supostamente aliviariam dores menstruais, melhorariam a imunidade e ajudariam a perder peso.
Mas, afinal, será que essas promessas fazem sentido? Veja o que se sabe sobre os benefícios da rosa branca.
Para que serve o chá de rosa branca?
A rosa branca contém polifenóis, compostos que são ótimos aliados da saúde de modo geral.
Como outros antioxidantes, eles atuam no combate dos radicais livres, o que contribui para diminuir as chances de desenvolver problemas associados a condições crônicas, doenças associadas ao envelhecimento e até alguns tipos de câncer.
No entanto, é importante destacar que esses benefícios são discretos e agem em termos de redução de riscos. Os benefícios são potencializados por uma vida saudável em mais frentes, que incluem a dieta e a prática de exercícios.
Nenhum chá, por si só, impede uma pessoa de desenvolver uma doença ou serve como tratamento.
+Leia também: Você sabe o que são antioxidantes e como eles defendem nosso corpo?
Outros benefícios atribuídos ao chá de rosa branca são mais ambíguos. Sabe-se que alguns tipos de rosas podem colaborar para aliviar dores menstruais, mas as evidências especificamente envolvendo a rosa branca não são tão estudadas.
No que diz respeito à imunidade, outra vez é preciso cuidado: a afirmação é associada à suposta presença de vitaminas no chá. Mas, de modo geral, nutrientes como a vitamina C são encontrados no fruto de alguns tipos de roseiras, não nas pétalas que tipicamente são usadas no preparo do chá.
Do mesmo modo, a contribuição na perda de peso é indireta: o chá, em si, não faz emagrecer. Mas, por se tratar de uma bebida sem calorias (desde que não haja adição de açúcar), pode ser uma alternativa saborosa para manter a dieta em dia.
Como fazer o chá de rosa branca
A bebida é feita pela infusão das pétalas. Considere a medida de uma colher de sopa para cada litro de água.
De modo geral, não há contraindicações amplas para o uso da rosa branca em adultos saudáveis sem sensibilidade ou alergia conhecida à planta.
Mas, devido à falta de estudos atestando a segurança nessas situações, gestantes e lactantes devem evitar consumir o chá sem o aval de um profissional de saúde.