Se você está em busca de um chá para emagrecer rápido, esse texto é para você. No caso, para você entender melhor que a história não é bem assim. Sejamos claros já de início: nenhum chá ou infusão promove a perda de peso por si só. Ponto.
Agora, isso não quer dizer que eles não possam ser aliados de quem busca hábitos mais saudáveis e, inclusive, perder quilos a mais.
“Temos categorias de chás que são mais diuréticos, calmantes, digestivos. Uma infinidade de propriedades que podem agregar benefícios à saúde”, comenta a nutricionista Francielle Gouveia, do Hospital São Vicente, em Curitiba. “Mas nenhum chá faz milagre influenciando diretamente no emagrecimento”, destaca.
Aliás, também é bom diferenciar os termos: emagrecimento só acontece, mesmo, quando você reduz os níveis de gordura de seu corpo. O que muita gente busca com os chás é a perda de peso. De todo modo, eles não são decisivos para nenhuma das duas coisas.
+Leia também: Chá preto ajuda a emagrecer? Conheça os reais benefícios dessa bebida
E os chás diuréticos e termogênicos?
“Eles auxiliam, mas não são o principal. Se não houver mudanças de estilo de vida e hábitos alimentares mais saudáveis, o chá não fará diferença”, explica Gouveia.
A impressão de que um chá pode ajudar a baixar os quilos vem justamente dessas propriedades que algumas infusões oferecem. Chás termogênicos em teoria aceleram o metabolismo, enquanto chás diuréticos ajudam o corpo a eliminar o excesso de água.
Essas duas propriedades — especialmente os diuréticos — podem dar uma impressão de que você está perdendo peso. Só que isso não ocorre de forma sustentada: é apenas uma flutuação natural do corpo relacionada à hidratação no momento em que você subiu na balança.
Já o efeito termogênico de plantas e suplementos é modesto, ou seja, seu metabolismo não acelera a ponto de queimar uma quantidade relevante de calorias.
Quem tem o hábito de se pesar diariamente talvez já tenha percebido que, às vezes, há mudança de um ou até dois quilos de um dia para o outro: não quer dizer que você emagreceu nem engordou; isso só é mensurável num prazo mais longo.
Então como o chá pode me ajudar em uma dieta?
Consumidos com moderação (e sem adição de açúcar!), chás podem ser uma boa opção para manter o corpo hidratado sem inserir calorias na rotina. A perda de peso real, por sinal, só ocorre quando seu corpo gasta mais calorias do que são ingeridas, então esse é um ponto válido a considerar.
Mesmo com um impacto pequeno, a influência dos chás termogênicos no metabolismo também pode ser bem-vinda, desde que aliada a outros hábitos saudáveis. Exemplos de infusões termogênicas incluem o chá verde, o chá preto e preparados envolvendo gengibre.
Já os chás diuréticos incluem também a cavalinha, a carqueja e o hibisco. Esses, no entanto, exigem cuidado. “Apesar de ser algo natural, uma planta, o consumo em excesso pode fazer mais mal do que bem”, explica Gouveia. Chás diuréticos ajudam a reduzir inchaços, mas podem levar à desidratação e queda na pressão arterial. Devem ser evitados por idosos e pessoas com problemas renais e cardíacos.
Além disso, muitas infusões, quando consumidas em excesso, podem ser tóxicas ao organismo, especialmente para o fígado. Tome chá sempre com moderação e procure um profissional de saúde se tiver qualquer desconforto após inserir uma infusão na rotina.
Lembre-se: emagrecimento é um processo que envolve a adoção de hábitos saudáveis na alimentação e na prática de exercícios, e não existe fórmula mágica nem resultado imediato.