Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Conheça o manjericão roxo, erva rica em antioxidantes

Variedade tem gosto mais suave do que o manjericão verde e é igualmente benéfica. Saiba mais sobre a planta

Por Clarice Sena
3 abr 2025, 16h52
manjericao-roxo
Variedade roxa também pode se tornar verde caso tome muito sol (Jeangagnon/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

O manjericão é famoso pelo seu aroma e sabor marcantes, um ingrediente reconhecido na culinária, na medicina e na cultura popular. No Brasil e em vários países, a erva é considerada sagrada e faz parte de rituais de banho e proteção.

Existem muitas variantes dessa planta, que pertence ao gênero Ocimum – e um dos tipos é o manjericão roxo, que mantém essa cor dependendo do tipo de cultivo realizado e do tempo de exposição ao sol. Embora seja menos conhecido, ele pode igualmente contribuir com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam na prevenção de diversas doenças.

Conheça mais sobre essa planta e seus compostos.

Manjericão roxo auxilia na proteção das células

O manjericão é uma planta bem diversa que pode se apresentar com folhas do verde ao roxo escuro e com flores que variam entre o branco, o vermelho e o púrpura.

A variedade roxa pertence à espécie Ocimum pupuraceus – e também pode ficar verde (como o parente mais popular, o Ocimum basilicum) se tomar muito sol. É originário da Ásia, sendo muito utilizado nas culinárias paquistanesa e hindu. Acredita-se que a erva foi trazida ao Brasil por imigrantes italianos, que a utilizam há séculos no preparo de molhos, caldos e saladas, ainda que o verde seja bem mais comum por lá.

Continua após a publicidade

A cor arroxeada se deve aos níveis de antocianinas da planta, cujos compostos fenólicos são responsáveis pela pigmentação vermelha e azul. Essas antocianinas possuem propriedades antioxidantes relacionadas a eliminação de radicais livres e auxílio na prevenção de doenças.

Seu consumo na dieta proporciona efeitos neuroprotetores, ajudando a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas como o Parkinson.

Família é rica em compostos fenólicos

O manjericão é membro da família das lamiáceas, um grupo de plantas conhecido por suas propriedades aromáticas. Alguns parentes do manjericão são o alecrim, o orégano, a sálvia e a hortelã, por exemplo.

Continua após a publicidade

Essas propriedades aromáticas se devem a outros compostos fenólicos dessas plantas, que contribuem para o seu efeito antioxidante.

No manjericão, além da antocianina, podem ser encontrados alguns ácidos fenólicos, como o rosmarínico, que contribui para a permeabilidade no trato gastrointestinal.

Outros ácidos presentes são o chicórico, o cafeico e o caftárico, que possuem potencial anti-inflamatório, antiviral e imunoestimulante.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.