Guabiroba: benefícios da fruta que pouca gente conhece
O nome é o mesmo para a planta e para o fruto, mas o importante é a vantagem de incluí-la na alimentação
Guabiroba é um nome coringa. E não está sozinho: gabiroba, guabirova, guavirova, gavirova e gabiraba são outras maneiras difundidas pelo Brasil para chamar as variações de plantas do gênero Campomanesia.
Na maior parte dessas árvores, os frutos (conhecidos pelo mesmo nome) são pequenos, arredondados e alaranjados, com sabor adocicado.
Presente no Cerrado e em regiões de Mata Atlântica, a planta servia de alimento para os animais dessa região, mas começou a ser incluída na alimentação humana não faz muito tempo. Em função disso, ainda há debate sobre os benefícios da fruta ou das infusões de folhas para a saúde, por conta do número limitado de estudos sobre seus efeitos.
+Leia também: Frutas nativas são bem-vindas à nossa flora
Conheça mais sobre a guabiroba.
Quais são os principais benefícios de incluir a guabiroba na rotina?
Dando um empurrão inicial nas pesquisas sobre a planta, a Embrapa realizou estudos analisando o teor nutricional da variedade Campomanesia xanthocarpa, mais conhecida como gabiroba-de-árvore.
Os principais nutrientes presentes na fruta são os seguintes:
Vitamina C: com um papel importante na síntese do colágeno, o ácido ascórbico contribui para a saúde da pele, cabelo, tendões e vasos sanguíneos.
Carotenoides: a fruta da gabiroba também é rica nesse pigmento, que dá a cor amarela e os tons alaranjados aos frutos. Essa substância tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Fibras: sua ingestão estimula os movimentos intestinais, combatendo a prisão de ventre.
Sais minerais: os frutos também contêm bons volumes de potássio, cálcio e magnésio. Enquanto o cálcio atua na saúde óssea, o potássio e o magnésio auxiliam na movimentação muscular, vasodilatação e regularidade cardíaca. O magnésio também atua como regulador do volume de cálcio.
Reiteramos que os estudos centrados nas plantas, nas folhas ou nos frutos ainda são escassos, então recomenda-se procurar orientação médica antes de incluir algo derivado de guabiroba na alimentação, especialmente buscando benefícios para a saúde.
Qual é a melhor estação para comprar guabiroba?
A gabiroba chegou com força na culinária, então já é encontrada em diversos produtos, que incluem doces, sucos, licores e geleias. O sabor do fruto é adocicado, com uma polpa carnosa, mas a casca e sementes têm gosto amargo.
O fruto in natura pode ser encontrado naturalmente de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, e está pronto para ser colhido entre novembro e dezembro.
Por ser uma figura relativamente nova na mesa do brasileiro, existe uma certa dificuldade para encontrar a guabiroba em algumas redes de supermercados.