Romã: mais do que sorte, fruta traz saúde e benefícios ao coração
Estrelas de diversos rituais supersticiosos de Réveillon, romã brilha quando se trata de benefícios à saúde

As centenas de sementes vermelhas da romã são bem mais do que sinal de boa sorte: a fruta é considerada uma das mais ricas emantioxidantes e traz vários benefícios ao organismo.
No final de ano, a romã é protagonista de simpatias variadas. Ao comer nove grãos da fruta no Ano Novo e guardar três na carteira durante o ano que chega, a superstição diz que os próximos meses serão de dinheiro abundante. E tem quem acredite que a romã pode até atrair uma paixão ou um novo emprego.
A árvore milenar é originária do Mediterrâneo e da Ásia, mas hoje é cultivada em vários países e sobrevive a condições adversas, como a seca – talvez daí venha a crença na planta como símbolo de fertilidade, vida e sorte.
+Leia também: Damasco: conheça os benefícios deste clássico das ceias de fim de ano
Quais os benefícios da romã?
Que as frutas contém compostos benéficos para a saúde, você provavelmente já sabe: parte significativa deles são flavonoides, que promovem atividade antioxidante no organismo.
Mas entres todas as frutas, a romã fica no pódio quanto se trata de combate aos radicais livres: é considerada uma das que mais contém antioxidantes – ultrapassando também o chá-verde e o vinho. Além dos flavonoides, a romã contém taninos, elagitaninos e catequinas – essas últimas garantem a coloração vermelha da fruta.
Essas substâncias antioxidantes inibem marcadores inflamatórios nas células, bem como combatem danos relacionados ao envelhecimento e doenças crônicas.
O consumo da romã é capaz de reduzir a pressão arterial e diminuir o risco de problemas cardiovasculares.
Pesquisas em animais indicam ainda que a romã tem efeitos benéficos para a microbiota intestinal – mas por enquanto, esses resultados não podem ser extrapolados para humanos. Também há indícios de que a romã possa diminuir o colesterol e atuar contra o câncer.
Outra hipótese é que a fruta ajude quem pratica exercícios a se recuperar dos danos musculares induzidos pelo esforço – mas ainda serão necessários mais estudos para provar essa vantagem.
Como inserir a romã na dieta
Fora das receitas especiais de fim de ano, a romã segue como uma opção saudável e saborosa para uma variedade de preparos.
O sabor levemente adocicado faz da fruta uma boa opção para compor molhos e marinadas para carnes. Para refrescar, a romã pode ser ingrediente para batidas com outras frutas ou para água aromatizada.
Mas para aproveitar todos os nutrientes presentes na romã, o ideal é fazer um suco, espremendo todo o conteúdo da fruta.
Saladas, sobremesas ou mesmo drinques podem receber algumas sementes de romã como um adicional refrescante e agridoce. Outra dica é usar a fruta como complemento para iogurtes e sorvetes.