Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como acabar com o mau hálito dos cães

O hálito fedorento indica que seu cachorro está com problemas periodontais que, se forem em frente, podem até mesmo comprometer órgãos importantes

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 8 fev 2019, 10h57 - Publicado em 27 nov 2011, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Todo cão tende a exalar um hálito forte. Mas, quando dá para sentir o aroma a distância e ele parece insuportável – quando seu amigo o encara, por exemplo -, fique de olho. De olho na boca do animal, bem entendido. Em uma situação dessas, é possível que você note uma área mais avermelhada nas gengivas e até pequenos pontos sangrando. São sintomas típicos das doenças periodontais, provocadas pelo acúmulo de tártaro e placa bacteriana nos dentes. A menor das ameaças, no caso, é seu cachorro terminar banguela. Sim, porque esses males podem abrir brechas para micróbios que atacam órgãos vitais como coração, rins e fígado.

    Nada disso acontece quando o cão é submetido a escovações diárias nos dentes. “O ideal é que ele se acostume com isso desde filhote”, orienta o veterinário e cirurgião Herbert Lima Corrêa, de São Paulo. “Essa rotina evita as infecções por trás do mau hálito, que ameaçam a saúde do bicho”, alerta.

    Se o seu animal não está acostumado a esse trato diário, nunca é tarde para começar. O mais difícil, às vezes, é disciplinar o dono: “Ele precisa reconhecer a importância da escovação para se sentir motivado”, observa o veterinário Marco Antonio Gioso.

    Tanto a escova quanto a pasta devem ser apropriadas para o uso canino. O creme dental, aliás, pode ser engolido, porque cachorro não faz bochecho nem cospe. O sabor? Existem pastas com gosto de carne, de frango… Caso o tártaro já tenha se instalado, o jeito será partir para o tratamento, que consiste em raspar as gengivas e polir os dentes.

    A hora da escovação

    Veja como habituar seu cão à higiene dental – sem estresse

    Continua após a publicidade

    1ª semana:

    Lambuze seus dedos indicador e médio com pasta própria para cães e passe ao redor da gengiva e dentes do animal.

    2ª semana:

    Pegue uma escova de dente apropriada e faça movimentos de vaivém entre a bochecha e a gengiva.

    3ª semana:

    Puxe a boca do cão para facilitar a visualização da região de trás. Passe a escova entre os dentes, procurando remover todos os resíduos de comida.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.