Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Feridas complexas ganham novos tratamentos em clínicas dedicadas

Médica explica que lesões merecem atenção especial e as novidades no tratamento

Por Bianca Oliveira, médica hiperbarista*
13 jul 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ferida é toda perda da integridade da pele, maior órgão do corpo, que nos protege do meio externo. A lesão pode ser decorrente de traumas acidentais por agentes mecânicos, químicos ou físicos; cirurgias ou condições clínicas,  como diabetes, hipertensão, tabagismo, obesidade e problemas vasculares.

    Para a maioria da população, ter uma ferida não é uma preocupação, pois entende-se que basta usar um curativo ou remédio para cicatrização. Lesões que não cicatrizam, porém, têm se tornado um problema de saúde pública mundial.

    Vários fatores interferem no processo de regeneração da pele: idade, doenças, sobrepeso, infecções, radioterapia, cirurgias prévias, nutrição. Nesse caso, um simples machucado pode ter complicações que vão de internações a amputações.

    A boa notícia é que feridas antes intratáveis hoje são curáveis graças a inovações como curativos especiais, oxigenoterapia hiperbárica, terapia por pressão negativa e matriz dérmica. Se precocemente diagnosticadas e tratadas, as feridas evoluem sem ou com poucas complicações.

    Um novo raciocínio no tratamento de feridas

    Feridas complexas precisam de cuidado especializado, multiprofissional, com médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, para evitar complicações e resolver rapidamente as lesões.

    Continua após a publicidade

    A recuperação pode ser afetada por vários detalhes, dos curativos à nutrição específica para cicatrização, muitos aspectos fazem a diferença. O tempo de cicatrização e o retorno às atividades também são impactados com o tratamento adequado.

    Neste sentido, clínicas especializadas em tratamento avançado de feridas, comuns nos EUA e Europa, se multiplicam no Brasil. Me dedico ao tema há 20 anos, e, da necessidade de melhorar o tratamento das feridas do meus pacientes, nasceu a Cicatriclin,  justamente com essa proposta.

    15 anos depois da primeira clínica, hoje a marca é uma franquia com 29 unidades em 12 estados. Até o final de 2024, há a previsão de abertura de mais oito clínicas — quatro na cidade de São Paulo.

    Continua após a publicidade

    Isso mostra o interesse cada vez maior da população no tratamento de feridas. É preciso ampliar mais o conhecimento sobre elas e o acesso a espaços do tipo.

    * Bianca Oliveira, médica hiperbarista especialista no tratamento de feridas, CEO da Cicatriclin Hipermed

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.