Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Tecnologia amplia possibilidades das lentes de contato

Especialista discute as tendências da categoria, das novas lentes para ceratocone às personalizadas, passando por lentes inteligentes e outros avanços

Por Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista*
8 nov 2023, 09h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os avanços tecnológicos em oftalmologia aumentaram as possibilidades de tratamento de diversas condições complexas, que antes eram muito limitadas.

    É o que mostram as inovações apresentadas no último ICSC 2023 Meeting – Congresso Internacional de Lentes de Contato Esclerais, que aconteceu recentemente em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA).

    Além da expansão para o mercado de mundial de novidades que já eram usadas em alguns países, o foco foi para as novidades em lentes de contato esclerais – que são maiores do que as convencionais, alcançando a parte branca do olho.

    No evento, foram apresentadas ainda tendências em lentes de contato para controle da progressão de miopia e para práticas esportivas.

    As lentes esclerais

    Antigamente, as pessoas com irregularidades na córnea causadas por acidentes, altos astigmatismos, altas miopias e ceratocone tinham como opção as lentes de contato que tocam diretamente na córnea.

    Com o avanço no design e material das lentes, foram criadas as lentes de contato esclerais, com apoio na esclera, que é a parte branca do nosso olho, deixando a córnea livre e sem toque.

    Esta característica confere mais estabilidade e conforto, já que a parte com mais sensibilidade nesses casos é justamente a córnea.

    Continua após a publicidade

    Personalização é tendência

    No caso do ceratocone e de outras doenças, muitas vezes a solução definitiva é realizar o transplante de córnea.

    Porém, com o aumento da tecnologia na confecção das lentes de contato esclerais, conseguimos personalizar cada vez melhor a lente, adiando ou até mesmo evitando a necessidade de uma cirurgia.

    Neste sentido, já é possível elaborar lentes com curvaturas maiores e mais ajustadas conforme a necessidade das pessoas.

    No congresso realizado nos Estados Unidos, foram apresentadas novas tecnologias com impressão 3D para replicar com perfeição o formato do olho.

    Ainda podemos ver lentes com novos ajustes, com dupla curvatura, inclusão de prismas e até mesmo a multifocalidade, que permite àquelas pessoas com dificuldade de enxergar de perto pela presbiopia, boa visão para próximo e longas distâncias.

    Continua após a publicidade

    Todas estas inovações estão retirando milhares de pessoas das filas de transplante de córnea por todo o planeta.

    + Leia também: Por que preciso de óculos? As dúvidas mais buscadas sobre saúde visual

    Smart lens e smart glasses

    O foco do ICRS Meeting 2023 foi nas inovações já existentes e disponíveis para a população.

    No entanto, projeções futuras foram feitas sobre as smart lens e smart glasses. Estas são as lentes de contato e óculos inteligentes, que seguem a tendência das tecnologias vestíveis.

    Com a possibilidade de inclusão de chips eletrônicos e softwares, não é exagero imaginar que, em breve, teremos projeções de realidade virtual disponíveis em acessórios como esses.

    Continua após a publicidade

    E, com a recente integração ao meio virtual, esses dispositivos têm o potencial de protagonizar um contexto disruptivo.

    Somados aos relógios, celulares e outros dispositivos inteligentes, em breve poderão ser incorporados a nossa vida cotidiana, facilitando o nosso dia a dia com uma ampla gama de possibilidades.

    + Leia tambémDispositivos vestíveis são a tendência fitness do ano, diz pesquisa

    Já imaginou ter acesso em frente aos olhos a funções como navegação por mapas, tirar fotos e gravar vídeos de maneira interativa e prática? O mecanismo funciona como uma tela translúcida, que sobrepõe os olhos com informações.

    É diferente dos óculos de realidade virtual, que são usados para acessar o metaverso e criam uma série de imagens que simulam um ambiente interativo. Os óculos inteligentes sobrepõem imagens de forma integrada à realidade que já estamos vendo.

    Continua após a publicidade

    Novos desafios

    Por outro lado, o cenário cada vez mais digital traz também novos desafios para a saúde ocular, como por exemplo a tendência de crescimento de casos de ressecamentos dos olhos.

    Ora, smartphones e telas de computador por si só contribuem para que as pessoas pisquem menos vezes, e os smart glasses trarão esses recursos para a frente dos olhos das pessoas.

    É preciso aliar a tecnologia com os cuidados com a saúde. Lembre-se sempre de piscar, dar intervalos periódicos do uso de telas e manter as visitas regulares ao oftalmologista.

    + Leia tambémVida longa à vista

    * Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista, professor de cirurgia oftalmológica na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Possui especialização em Harvard, no Hospital Sírio Libanês (SP) e na UNIFESP, além de ser filiado às Academias Brasileira, Americana e Europeia de Oftalmologia

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.