Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Vamos fazer mais pelo sorriso dos brasileiros

Entidade lança movimento de valorização dos dentistas e da saúde bucal, o Julho Neon, e seu presidente explica avanços e desafios na área

Por Roberto Cury, presidente da Sinog*
27 jul 2021, 19h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sou dentista de formação, com atuação em consultório por 20 anos e posso afirmar: o Brasil chegou ao momento em que a nossa categoria mais pode se orgulhar em oferecer atenção aos brasileiros. Somos o país com mais dentistas em atividade e detemos três das cinco melhores faculdades de odontologia do mundo: USP, Unesp e Unicamp.

    Por outro lado, ainda somos um “país de desdentados”, pois a população de baixa renda tem pouco acesso aos serviços odontológicos.

    Enxergo isso como um cenário em rápida mudança, uma vez que, observando somente as pessoas que utilizam planos odontológicos, houve importante crescimento em 2020, no auge da pandemia. Devemos chegar a 10% de aumento em beneficiários neste ano. As pessoas têm buscado a saúde bucal como forma de qualidade de vida, cuidado integral e autoestima.

    É por isso que a Sinog – Associação Brasileira de Planos Odontológicos lança a primeira edição do movimento Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro. Queremos enaltecer o trabalho dos dentistas em todas as suas especialidades e a importância dessa profissão para a saúde e a felicidade das pessoas, além de ampliar o acesso a esses serviços pelo país.

    A campanha tem música escrita e interpretada por Jair Oliveira, o Jairzinho, trazendo balanço, alegria e autenticidade às mensagens. Conseguimos, ainda, por meio do Julho Neon, apoiar socialmente as iniciativas de duas importantes ONGs: Doutores da Água, na Amazônia, e Turma do Bem, voltada a crianças e jovens de baixa renda.

    Continua após a publicidade

    Quem conhece o atendimento odontológico do SUS pode questionar se essa mudança de acesso é verdadeira, pois a rede pública realiza pouco mais de 40 milhões de atendimentos ao ano, muito pouco para o tamanho da nossa população. Por outro lado, os planos odontológicos já realizam quase cinco vezes mais atendimentos que o SUS e têm abrangência em 99% dos municípios brasileiros.

    + LEIA TAMBÉM: Síndrome da boca ardente: o que é, principais sintomas e tratamento

    Os planos crescem porque estão cada vez mais acessíveis também: o custo médio mensal de um plano odontológico é de menos de 20 reais para cobrir, no mínimo, 140 procedimentos dentários.

    E por que o movimento é neon? Porque essa cor traduz o brilho de um belo sorriso, algo que tão bem representa o povo brasileiro. Convido a todos meus colegas dentistas e a sociedade como um todo a conhecer essa campanha que busca transformar a saúde bucal e a vida das pessoas, fortalecendo uma categoria que sempre esteve ao lado dos brasileiros, de forma discreta, porém efetiva.

    Continua após a publicidade

    A atenção em saúde bucal é tão importante quanto qualquer atuação no território da saúde humana. Os procedimentos odontológicos avançaram muito em termos de qualidade, conforto e estética. E o acesso a bons tratamentos tem se tornado cada vez mais amplo, algo a ser comemorado, ainda que tenhamos um caminho a seguir.

    * Roberto Cury é cirurgião-dentista e presidente da Sinog – Associação Brasileira de Planos Odontológicos

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.