Oferta Relâmpago: Assine por apenas 7,99
Imagem Blog

Guenta, Coração

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Médicos, nutricionistas e outros profissionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) explicam as novas (e clássicas) medidas para resguardar o peito

Grãos refinados são vilões do coração

Um grande estudo liga o excesso de alimentos à base desses ingredientes com maior risco de problemas cardiovasculares. Autor desse trabalho conta a história

Por Álvaro Avezum, cardiologista* 22 mar 2021, 09h51 | Atualizado em 4 jun 2026, 22h48
Pão de forma no chão
Pães e outros itens com grãos refinados, em excesso, podem afetar o coração. (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)
Continua após publicidade
Grãos refinados são vilões do coração Priorizar nos meus resultados Google

Pãozinho, macarrão, biscoitos, bolos e outros itens feitos com farinha de trigo e grãos refinados são inimigos para o coração, se consumidos em excesso. A percepção que já tínhamos no dia a dia agora está na conclusão do estudo Prospective Urban and Rural Epidemiology (PURE), publicado no British Medical Journal no início deste ano.

Nesse trabalho, eu e colegas analisamos informações de mais de 137 mil pessoas em 21 países, incluindo o Brasil. Entre elas, ocorreram 9 279 mortes e 8 833 eventos cardiovasculares durante período de observação, que foi de 9 anos e meio. A pesquisa se baseou nas respostas de questionários criteriosos e validados para a população brasileira. O objetivo foi avaliar a possível associação entre a ingestão de grãos refinados, grãos inteiros e arroz branco com doenças cardiovasculares (DCVs), mortalidade, lipídios no sangue e pressão arterial.

Os dados se revelaram preocupantes. Daqueles que afirmaram comer pelo menos 350 gramas de grãos refinados por dia – o equivalente a sete porções –, houve aumento de 29% nas taxas de mortalidade e de 33% nos eventos cardiovasculares (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca). Isso em comparação com aqueles que consumiram menos de uma porção por dia (cerca de 50 gramas).

Por que isso acontece? Os grãos refinados sofrem uma ação rápida por enzimas digestivas e uma absorção igualmente veloz pelo intestino, que pode levar ao aumento nas concentrações de glicose no sangue. Isso, por sua vez, eleva a insulina, provocando hipoglicemia, lipólise e o estímulo da fome, com riscos de ocasionar, inclusive, a obesidade.

Continua após a publicidade

O estudo registrou essa associação negativa em ambientes e culturas diferentes, com padrões alimentares variados. O PURE tem a vantagem de examinar dietas de diversas populações em países de baixa, média e alta renda em várias regiões do mundo.

Vale lembrar que os grãos de cereais contribuem com aproximadamente 50% da ingestão calórica da população global. Níveis mais elevados são vistos em países de baixa e média renda, especialmente na África e no Sul da Ásia. Nessas regiões, são responsáveis por cerca de 70% das calorias diárias.

Continua após a publicidade

Separando o joio do trigo

A análise PURE, porém, não mostrou associação significativa entre o consumo de grãos integrais ou de arroz branco e as intercorrências cardiovasculares. No caso do arroz, existem fatores subjetivos, como a necessidade de preparo ou o fato de ele acompanhar outras comidas saudáveis, que devem ter contribuído para tirá-lo dessa lista negativa.

Mas não encare o dado como uma liberação geral. Nossas descobertas apenas sugerem que a ingestão de até 350 gramas de arroz cozido por dia não representa risco significativo para a saúde.

Continua após a publicidade

Já os grãos integrais foram absolvidos. Eles entram no intestino embalados em suas estruturas celulares, o que retarda a digestão e evita o fornecimento de açúcar de uma forma anormalmente rápida, como acontece com os grãos refinados.

Diante de um estudo criterioso, válido e confiável, com dados tão reveladores, reafirmamos a ideia de que a saúde e a doença compartilham a mesma mesa. Cabe a nós fazermos as escolhas certas em nome do coração.

Continua após a publicidade

* Álvaro Avezum é cardiologista, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP e do Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e pesquisador principal do PURE no Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Mulher branca de rabo de cavalo e top preto sorrindo enquanto corre ao lado de um homem negro de camiseta cinza, ambos em um dia ensolarado. O texto No Dia Nacional da Saúde, cuide do que importa aparece em destaque, com cuide do que importa em um fundo verde-água. O logo veja SAÚDE está no canto superior esquerdoMulher e homem sorrindo, correndo ao ar livre em um dia ensolarado. Ela veste top e calça preta, ele camiseta branca e cinza. Texto: No Dia Nacional da Saúde, cuide do que importa. Logotipo Veja Saúde
OFERTA RELÂMPAGO

Digital Básico

Sua saúde merece prioridade!
Com a Veja Saúde Digital , você tem acesso imediato a pesquisas, dicas práticas, prevenção e novidades da medicina — direto no celular, tablet ou computador.
De: R$ 14,99/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 67% OFF

Revista em Casa + Digital Premium

Receba Veja Saúde impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo + Abril Signature Ouro, o novo programa de benefícios da Abril, que te dá acesso a descontos exclusivos e cashback em centenas de estabelecimentos.
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 12,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês. Após esse período a renovação será de 118,80/ano (proporcional a R$ 9,90/mês).