Cultivo de café no país é valorizado por iniciativas sociais e ambientais
Prêmio de modo de cultivo sustentável da Specialty Coffee Association (SCA) destacou duas iniciativas nacionais neste ano
O sabor de um bom café vai muito além de notas sensoriais ou de grãos de qualidade. Não tem outro jeito: o respeito ao meio ambiente se faz presente como uma agenda essencial na produção de uma das bebidas preferidas do planeta.
E os primeiros frutos já são colhidos. O prêmio de modo de cultivo sustentável da Specialty Coffee Association (SCA) destacou duas iniciativas nacionais neste ano.
Uma organização independente que produz cafés especiais de Campo das Vertentes, em Minas Gerais, foi a grande vencedora da categoria “com fins lucrativos”.
+ Leia também: O presente e o futuro do café
A Cooperativa Sancoffee conta com um fundo voltado a projetos sociais e ambientais, incluindo ações de empoderamento feminino, de desenvolvimento de pequenos produtores e apoio de longo prazo à recuperação de áreas degradadas. Veja mais sobre a iniciativa no quadro abaixo.
A Fazenda Três Meninas, por sua vez, foi uma das seis finalistas da mesma categoria. Localizada no Cerrado mineiro, ela busca aliar a produção ao aumento da biodiversidade e à redução de insumos químicos.