A pandemia de Covid-19 já se tornou um daqueles momentos que dividem as águas da história. Mobilizou como nunca antes profissionais de saúde, cientistas, governos, empresas, veículos de mídia e tantos outros setores da sociedade na busca por minimizar e reverter as intempéries sanitárias e econômicas de um mundo acuado por um novo vírus.
Os desafios e os holofotes se voltaram sobretudo para aqueles que vestem um jaleco branco: médicos, enfermeiros e tantos outros profissionais na linha de frente, pesquisadores confinados em laboratórios, gestores quebrando a cabeça para evitar o colapso do sistema.
Essa luta envolveu desde conhecer a genética do Sars-CoV-2 até estruturar cidades para atender milhões de infectados — tudo isso num cenário de pausa de boa parte das atividades na tentativa de deter o patógeno.
No Brasil, onde o número de casos ultrapassou a casa dos 6,9 milhões em dezembro, com mais de 180 mil mortes, médicos e pesquisadores das mais diferentes áreas centraram seus esforços em combater a doença e salvar o maior número de pessoas. Desde as primeiras notícias sobre a pandemia, eles sabiam que teriam pela frente uma missão com muitos obstáculos a vencer, e o mais rapidamente possível.
Era preciso rastrear a presença do vírus e monitorar como ele se disseminava pelo país, ao mesmo tempo que se testavam remédios e estratégias para poupar a vida de quem precisava ser hospitalizado. Em outra frente, desatou-se uma corrida para sequenciar o genoma do agente infeccioso e bolar exames mais confiáveis. E foi assim que dispararam também as pesquisas com uma candidata a vacina — um sonho hoje tão próximo.
Numa nação repleta de desigualdades como a nossa, também surgiu a premência de proteger os mais vulneráveis e pensar em soluções para quem sobreviveu à doença enfrentando sequelas.
Para homenagear os milhares de brasileiros que, de prontidão, se envolveram nessa batalha, e reconhecer aqueles que fizeram a diferença em meio a essa crise, os grupos Abril e Dasa lançaram o Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica – Edição Especial Covid-19. É a terceira edição da premiação, que tem a curadoria de VEJA SAÚDE.
Seu trajeto começa com a indicação de pesquisas, ações assistenciais e demais iniciativas realizadas por equipes de saúde do Brasil inteiro e que disputam nas cinco categorias estabelecidas. Em Inovação em Medicina Diagnóstica, concorreram projetos nas áreas de análises clínicas, patologia, radiologia e diagnóstico por imagem — relacionados não apenas à detecção da Covid-19 mas também aos seus reflexos pelo corpo.
A categoria Inovação em Genética, por sua vez, contemplou as investigações focadas em decifrar a complexidade molecular do Sars-CoV-2, para ajudar tanto na identificação quanto no manejo da doença.
Experimentos e campanhas capazes de reduzir a disseminação do vírus e prever a progressão e os desfechos da Covid-19 — a fim de direcionar inclusive as tomadas de decisão dos médicos — estiveram no centro da categoria Inovação em Prevenção.
Já os projetos assistenciais ou educativos concebidos para promover o acesso dos cidadãos a recursos que os auxiliassem a atravessar com segurança a pandemia foram analisados em Inovação em Medicina Social. Por fim, em Inovação em Tratamento, foi reconhecido o esforço de profissionais e instituições para chegar ao melhor plano terapêutico ou de reabilitação para os infectados.
As dezenas de trabalhos submetidos à premiação foram avaliadas por um júri técnico, com alguns dos maiores nomes da ciência e da medicina brasileira — você irá conhecê-los ao longo desta reportagem. Eles julgaram o potencial disruptivo, o impacto, a abrangência, a aplicabilidade e o uso de tecnologia de todas as iniciativas. E a média das notas atribuídas por esse time de notáveis definiu o vencedor de cada categoria.
Inteligência artificial, biologia molecular, campanhas informativas, redes de atendimento formadas por centenas de voluntários, estudos clínicos com remédios e imunizantes, dispositivos de última geração… Foi ampla a gama de projetos que concorreram ao Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica – Especial Covid-19. Está na hora de você conhecer as ideias, as ações e os avanços que as equipes vencedoras promoveram para cuidar da saúde de nós, brasileiros.