Como armazenar o leite materno corretamente?
Do tempo na geladeira ao frasco indicado, passando pela maneira correta de descongelar, saiba como guardar e utilizar o leite extraído para usar em outra hora

Extrair o leite materno excedente e armazená-lo para um momento futuro é uma necessidade constante para as mães lactantes.
Mas… como fazer isso da maneira correta?
Considerando que o leite materno é fundamental para a saúde da criança nos dois primeiros anos de vida (e é indicado como único alimento até o sexto mês), vale conhecer melhor as recomendações sobre como armazenar o leite materno para as horas de necessidade.
+Leia também: A importância da amamentação para mãe e bebê
Qual é o prazo de validade do leite materno?
A segurança depende de fatores como a temperatura ambiente e o tempo até o momento em que você pretende utilizá-lo para alimentar a criança.
Caso haja previsão de uso no mesmo dia, o ideal é oferecer o leite até quatro horas depois da extração, de preferência conservando-o a uma temperatura que não ultrapasse os 25 graus. Ou seja, cuidado redobrado com o tempo em dias quentes.
Em esperas maiores, o Ministério da Saúde recomenda considerar os seguintes prazos:
- validade de 12 horas para o leite materno guardado na geladeira;
- validade de 15 dias para o leite materno congelado (neste caso, ele deve passar pelo congelamento imediatamente após a retirada);
- validade de 10 dias para o leite materno congelado que será doado. Após esse prazo, deve ser feita a transferência para um banco ou posto de coleta de leite humano.
Se a sua ideia é congelá-lo, o recomendado é utilizar um freezer com porta individual, separada do restante da geladeira, garantindo uma melhor conservação de temperatura.
Como extrair e armazenar o leite materno
A extração pode ser feita usando bombas extratoras elétricas, bombas manuais, coletores de silicone ou por meio da ordenha manual. Cada método tem suas vantagens e desvantagens.
Antes de coletar, é importante lavar as mãos e higienizar os mamilos, para garantir que não haverá contaminação. Também é importante se assegurar que o recipiente está limpo e esterilizado. Priorize frascos fáceis de limpar e com uma boa vedação.
O indicado é utilizar um frasco de vidro com tampa larga e rosqueável.
Para a limpeza, utilize água e sabão e ferva o recipiente por 15 minutos. Para evitar uma nova contaminação antes de colocar o leite, não encoste na área interna do recipiente ou da tampa após a esterilização.
Algumas mães optam também por sacos descartáveis próprios para essa finalidade.
Congelei o leite, e agora? Como descongelar?
O leite materno pode perder suas propriedades caso seja descongelado da forma incorreta. Por isso, nunca descongele com fervura ou no micro-ondas.
A maneira adequada de descongelar para preservar os fatores de proteção que existem no leite é colocando o frasco em banho maria, com o fogo já desligado. Mexa bem e garanta que não resta nenhum gelo no recipiente.
No caso de o bebê não consumir todo o leite que foi descongelado de uma só vez, a sobra pode ser guardada na geladeira por um prazo de até 12 horas. No entanto, se ainda restar alguma coisa depois disso, o leite remanescente não é mais seguro para consumo e precisa ser descartado.