O treinamento funcional é uma modalidade de atividade física que engloba práticas como o crossfit, e visa melhorar a capacidade de realizar atividades cotidianas e movimentos naturais do corpo, de maneira mais ágil e segura.
“Trata-se de um conjunto de exercícios dinâmicos que envolve diferentes grupos musculares simultaneamente. Seu foco é desenvolver todas as valências físicas, como velocidade, equilíbrio, resistência, flexibilidade, força, agilidade e coordenação”, explica Denis Pereira, profissional de educação física especializado em treinamento funcional, proprietário da rede de academias Fit Box.
+Leia também: Crossfit é perigoso? Entenda
Benefícios do treinamento funcional
Entre os benefícios do treinamento funcional para o praticante estão o aumento da capacidade cardiorrespiratória e da resistência muscular, o fortalecimento dos músculos e desenvolvimento da postura.
O treinamento funcional promove a redução de gordura corporal junto ao aumento da massa magra. Associado a uma readequação alimentar, a atividade pode ajudar na perda de peso.
A versatilidade e a variedade dos exercícios também são pontos positivos, utilizando uma ampla gama de movimentos e equipamentos, evitando a monotonia dos treinos e podendo ser adaptados a diferentes níveis de condicionamento físico e objetivos específicos (por exemplo, emagrecimento ou definição muscular).
E isso sem contar os benefícios relacionados às atividades físicas em geral, como a liberação de hormônios associados ao bem-estar, que inclusive exercem um papel no tratamento da depressão e a melhora do sono.
+ Leia também: Fobia de academia: como superar a resistência e não deixar de malhar
Cuidados na hora do treino
Na hora de praticar qualquer atividade física, como treinamento funcional, musculação ou esportes, é essencial contar com a orientação de um profissional qualificado. Antes de qualquer atividade, alguns cuidados básicos devem ser observados para garantir a segurança e eficácia do exercício.
“É fundamental que a pessoa se alimente adequadamente, mantenha-se hidratada, utilize roupas apropriadas, realize um aquecimento e esteja atenta a qualquer alteração ou desconforto no corpo, comunicando imediatamente ao profissional responsável caso seja necessário”, afirma Denis.
Qual a diferença entre treinamento funcional e musculação?
Na musculação, as atividades trabalham os músculos tanto de forma global quanto isoladamente. É uma excelente opção para quem busca hipertrofia muscular.
Já o treinamento funcional, em sua maioria, utiliza o peso do próprio corpo como base e foca em exercícios que melhoram as habilidades utilizadas no cotidiano, como correr, pular, subir escadas, puxar, empurrar, entre outros. Assim, essa prática é mais indicada para quem deseja melhorar o condicionamento físico.