Infeliz no trabalho? Faça o teste e descubra por quê
Sobrecarga e desvalorização minam confiança do colaborador. Entenda os motivos que realmente azedam a relação
“Todos vivemos um relacionamento com nossa carreira”, acredita a psicóloga Tessa West, professora da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. E, como em qualquer relação, é normal que questionemos nossas escolhas — e o nosso futuro.
É isso que a especialista incentiva em seu primeiro livro publicado no Brasil, Terapia de Trabalho: Um Guia para Colocar Sua Carreira no Rumo Certo (Objetiva – clique aqui para comprar).
Para ajudar as pessoas a superarem desafios no mercado e no emprego, West ouviu as queixas de 400 profissionais. Entre eles, 42% se sentiam desvalorizados, 41% cogitavam mudar de carreira, 35% estavam sobrecarregados e 28% não se conectavam com o que faziam. Há diferentes formas de vencer esses incômodos, sem sacrificar a saúde mental, defende a autora.
O primeiro passo é identificar em qual perfil (ou perfis) de trabalhador você se encaixa. Para isso, faça o teste ao lado, extraído do lançamento.
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Teste: que tipo de trabalhador é você?
A maioria das pessoas se identifica com dois perfis — e está tudo bem
1. No momento, contempla a possibilidade de mudar completamente de carreira?
( ) Sim ( ) Não
2. Considera sua atual carreira parte importante de sua identidade pessoal?
( ) Sim ( ) Não
3. Costumava gostar de seu trabalho, mas agora não mais?
( ) Sim ( ) Não
4. Caso tenha respondido sim à terceira questão, você gostaria de encontrar um trabalho similar ao seu antigo emprego, quando ainda gostava dele?
( ) Sim ( ) Não
5. Você desempenha múltiplas funções no trabalho? Isso inclui atribuições de outros cargos e algum papel ou responsabilidade adicional, como participar de um comitê ou grupo de recursos de funcionários. Se faz isso no ambiente de trabalho, é relevante?
( ) Sim ( ) Não
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6. Vive sendo interrompido quando está tentando concluir suas tarefas?
( ) Sim ( ) Não
7. Ao final do dia, fica estressado com o volume de trabalho que não conseguiu terminar?
( ) Sim ( ) Não
8. Está empregado atualmente e enfrenta dificuldades em conseguir uma promoção?
( ) Sim ( ) Não
9. Sente que pessoas com seu nível de desempenho são mais bem remuneradas em outras empresas?
( ) Sim ( ) Não
10. Sente que seu esforço não é valorizado ou reconhecido pela empresa?
( ) Sim ( ) Não
11. Agora pense em algumas de suas habilidades. Para cada uma delas, pergunte a si mesmo se é rara, se impacta positivamente o desempenho no trabalho e se é mais acentuada em você do que em outras pessoas. Você tem pelo menos uma habilidade que atenda a todos esses critérios?
( ) Sim ( ) Não
Resultados
Se você respondeu sim à questão 1 ou 2, provavelmente é um profissional Em Crise de Identidade.
Talvez você não esteja, de fato, pronto para iniciar uma nova carreira, mas está cogitando essa possibilidade. Pessoas com esse perfil tendem a considerar o trabalho uma parte importante de sua identidade e pode até haver uma linha tênue entre os dois. Diante de uma crise identitária, a possibilidade de fazer algo novo faz brilhar seus olhos.
Se respondeu não à questão 1, e sim às questões 3 ou 4, você está entre os Distanciados.
São aqueles que começam a se sentir desconectados do trabalho. Em geral, isso pode acontecer por questões relacionadas a mudanças de equipe ou de função — que, muitas vezes, não são discutidas com todos. Mudanças geram incertezas e podem minar a motivação dos funcionários.
Se respondeu sim às questões 5, 6 ou 7, é um dos Sobrecarregados.
Não param de chegar novas tarefas na sua mesa e você tem a sensação de nunca conseguir concluir aquilo que começou. Há casos em que esse é o modus operandi da empresa, mas há também indivíduos que caem nessa cilada por acreditar que esse é um jeito de se destacar dos demais. Os sobrecarregados precisam aprender a discenir o que vale a pena o esforço e como evitar o esgotamento.
Se respondeu sim às questões 8 ou 9, você se sente um Segundo Colocado.
Sabe muito bem aonde quer chegar, mas, mesmo assim, não consegue aquele almejado aumento ou promoção — e não entende o porquê. Em muitos casos, ninguém quer que você entenda mesmo. Segundo levantamento realizado pela autora do livro, apenas 7% dos funcionários são informados do motivo de não ascenderem.
Se respondeu sim às questões 9 ou 10, e sim à questão 11, estamos falando com uma Estrela Subestimada.
A maioria desses profissionais é muito boa no que faz e é até recompensada — mas não como gostaria. Um bom trabalho pode virar mais trabalho e a promoção é apenas uma promessa. Daí, o sentimento de desvalorização pode ser desmoralizante.
Terapia do trabalho: Um guia para colocar sua carreira no rumo certo
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