Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Afinal, quando fazer cada teste de Covid-19?

PCR, antígeno, sorológico... Entenda as diferenças entre eles e espie o que deve chegar em breve para facilitar o diagnóstico do coronavírus.

Por Chloé Pinheiro
18 jun 2021, 14h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Durante a pandemia de Covid-19, exames que detectam o Sars-Cov-2 ou os anticorpos desenvolvidos como resposta a ele viraram parte do dia a dia. Mas ainda há muita confusão sobre como e quando fazer cada tipo.

    “As principais indicações no momento são para suspeita da infecção, rastreamento de contatos e como parte de estudos epidemiológicos, no caso dos testes sorológicos”, resume o infectologista André Giglio Bueno, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e curador do projeto HubCovid.

    Veja um resumo das situações e recomendações, bem como detalhes sobre as metodologias disponíveis:

    Descrição dos testes PCR Antígeno e Sorológico

    Quadro explicando se devo fazer um teste antes de me vacinar ou visitar alguém
    (Ilustrações: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital)

    E a tomografia e o raio-x?

    Em casos leves, não há indicação de exames de imagem. Para quem precisa ser internado ou está com sintomas mais severos, eles ajudam a diferenciar a Covid-19 de outros quadros respiratórios e avaliar a extensão dos danos pulmonares.

    Continua após a publicidade

    O papel do médico

    Você pode fazer um teste sem consulta prévia, mas o ideal é falar com o profissional para saber qual é o exame mais adequado e interpretar corretamente os resultados. Nem sempre o laudo negativo é sinal de tranquilidade. E o positivo pede orientações imediatas.

    O futuro dos testes

    Abordagens promissoras prometem ampliar nossa capacidade de encurralar o coronavírus:

    Dois coelhos num teste só: A empresa Vyttra Diagnósticos lançou recentemente um teste rápido que pesquisa o antígeno do Sars-CoV-2 e o da influenza, por trás da gripe, ao mesmo tempo.

    O que a tosse diz: Pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento (RS) desenvolvem um aplicativo que pesquisa a Covid-19 pela tosse. Ele já tinha passado por provas positivas na tuberculose.

    Continua após a publicidade

    Apoio dos robôs: As empresas Kunumi e Fleury anunciaram uma ferramenta de inteligência artificial que realiza a triagem de casos suspeitos por meio de alterações no hemograma comum.

    No rastro das variantes: Hoje essa busca é feita com sequenciamento genético, mas há alternativas mais baratas e rápidas chegando ao mercado, à base da tão citada tecnologia PCR.

    Olho nas células: Além dos anticorpos, outras células de defesa são importantes na proteção e reação contra a Covid-19. A Dasa vai iniciar estudos para facilitar a dosagem delas no dia a dia.

    O Brasil precisa testar mais

    gráfico mostrando taxa de testagem de Covid-19 em Reino unido, Hong Kong, Portugual e Brasil
    (Ilustrações: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital)

    Fontes: Ministério da Saúde; Anna Luiza Szuster, diretora de relações internacionais da MedLevensohn; Celso Granato, infectologista do Fleury Medicina e Saúde; Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.