Você já viu a bilirrubina: é a substância amarelada da urina. Quando mais bilirrubina, mais amarelo é o xixi. Produto da filtragem de hemácias pelo fígado, ela circula no plasma sanguíneo até ser excretada.
Em excesso indica problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar. Ou seja, bilirrubina alta pode indicar doenças como cirrose, câncer hepático, hepatites, reações a medicamentos, anemia e hemorragias.
Mas você também sente a bilirrubina alterada quando apresenta sintomas como muito cansaço, enjoos frequentes, vômitos, urina amarelo-escuro e dor constante na barriga. Nos recém-nascidos, ela se manifesta com a icterícia, que costuma regredir naturalmente ou com terapia de luz.
+Leia também: Urocultura: o que é e quais doenças o exame detecta
O fígado é um órgão com multitarefas, sendo uma das principais a filtragem do sangue e das toxinas. Quando as toxinas estão em excesso, há uma sobrecarga de trabalho para o órgão – e os sinais aparecem na pele, na urina e na pele.
Já a bilirrubina baixa é um quadro raro que, em geral, não preocupa muito os médicos, pois raramente causa sintomas.
Para que serve o exame da bilirrubina
Para dosar os níveis de bilirrubina, basta um exame de sangue e de urina. Através das amostras, é possível dosar os níveis de bilirrubina direta, indireta e total.
- Bilirrubina indireta (ou não conjugada) é a que não se dissolve em água e é formada a partir da quebra das hemácias.
- Bilirrubina direta (ou conjugada) é produzida a partir da indireta e excreta na forma de bile, ou seja, é solúvel em água. Reabsorvida na corrente sanguínea, é eliminada nas fezes e em pequenas quantidades na urina.
- Bilirrubina total, como o próprio nome indica, é a quantidade total da substância no sangue, isto é, a soma de bilirrubina direta e indireta.
O que o exame da bilirrubina indica
O exame pode ser solicitado quando há suspeita de uma série de condições e doenças como
- Danos no fígado, como cirrose e câncer hepático
- Hepatites autoimune, virais ou alcoólicas
- Doenças da via biliar, como cistos, tumores
- Anemias hemolíticas, que ocorrem quando o próprio organismo destrói as hemácias (glóbulos vermelhos)