Coceira no corpo? Conheça 5 motivos frequentes
Incômodos que se manifestam pela irritação na pele têm origens variadas – assim como os possíveis tratamentos

Há vários motivos que podem levar uma pessoa a sofrer com coceiras pelo corpo, desde questões pontuais que afetam diretamente a pele até algumas doenças sistêmicas que provocam inflamações pelo organismo e podem também produzir incômodos cutâneos.
Em qualquer cenário, é comum que a coceira não venha sozinha: sintomas como alteração na cor da pele (em geral, vermelhidão) e a formação de bolhas na área afetada são bem comuns. O simples ato de coçar também pode acabar produzindo feridas, pelo atrito das unhas, que podem vir a infeccionar.
Caso você sofra com coceiras recorrentes pelo corpo, é fundamental procurar um médico dermatologista. Com tantos motivos que podem levar a esse sintoma, pode ser que você se confunda sobre as razões para o incômodo, ignorando algum problema mais sério.
Confira, abaixo, alguns dos motivos mais comuns para ter coceira no corpo, mas lembre-se que o autodiagnóstico não substitui uma avaliação profissional.
1. Alergias
Um dos sintomas iniciais típicos de uma reação alérgica é a coceira na pele.
São vários os possíveis motivos, desde uma picada de inseto (em geral, a coceira não vem da picada em si, mas da alergia à saliva do mosquito) até o contato direto com pelos de animais, produtos de limpeza ou qualquer substância à qual a pessoa tenha algum tipo de hipersensibilidade, como o látex ou até mesmo a água.
Caso a coceira na pele seja acompanhada por outros sintomas mais graves tipicamente associados a uma alergia, como inchaços e dificuldades respiratórias, deve-se procurar um atendimento médico de emergência o quanto antes. A pessoa pode estar a caminho de um choque anafilático, potencialmente fatal.
+Leia também: Choque anafilático: o que é e como tratar essa emergência
2. Inflamações de pele (dermatites)
A coceira também pode ser ocasionada por doenças inflamatórias de pele. Geralmente referidas como dermatites, elas podem se originar pelo contato com algum objeto que causa irritação (dermatite de contato), não ter causa obviamente definida (dermatite atópica) ou estar relacionada a outros processos inflamatórios específicos, casos da dermatite seborreica e da herpetiforme.
A psoríase é outra condição inflamatória da pele que pode provocar coceira.
Muitas vezes crônicas, as dermatites podem exigir monitoramento médico regular para evitar crises.
3. Infecções de pele
Patógenos que infeccionam a pele também são conhecidos por provocar coceiras. Entre os mais recorrentes estão as infecções por fungos, agrupadas sob o nome guarda-chuva de micoses ou com “nome próprio”, como a candidíase cutânea.
Outros micro-organismos podem estar envolvidos, como ocorre com o impetigo (provocado por bactérias) e a escabiose (também conhecida como sarna, que é provocada por um aracnídeo microscópico), entre outras condições.
4. Pele seca demais
O ressecamento constante da pele é outro motivo que pode provocar coceiras pelo corpo.
Nesse caso, identificar a origem e o melhor tratamento para o problema depende de avaliação médica, já que a pele pode ficar seca por hábitos modificáveis (como tomar banhos quentes demais, o uso de determinados cosméticos ou até a pouca ingestão de água), mas também por situações difíceis de controlar, como o uso de medicamentos ou o próprio clima local.
De acordo com a causa de fundo, o dermatologista pode indicar cremes hidratantes para aliviar os sintomas, conforme as características de cada caso, ou sugerir a resolução do problema através da adequação dos hábitos do paciente.
5. Doenças sistêmicas que geram sintomas cutâneos
Quando o médico não identifica um motivo claramente relacionado à pele para as coceiras, pode ser um caso de alguma doença sistêmica que tem impactos em outras partes do corpo, e acabou também gerando manifestações cutâneas.
Problemas autoimunes como o lúpus e doenças crônicas como a insuficiência renal podem provocar o incômodo, assim como alguns tipos de câncer.
Outra vez, é importante procurar orientação médica para realizar exames complementares de modo a determinar a possível origem da coceira.