Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Estatinas reduziriam mortalidade do câncer de mama

Essa classe de remédios, a mais usada para diminuir o colesterol, talvez seja útil contra esse tumor típico das mulheres

Por Ana Luísa Moraes
Atualizado em 14 fev 2020, 18h27 - Publicado em 14 jun 2017, 18h30
estatinas-diminuem-risco-de-morte-câncer-de-mama
 (GI/Getty Images)
Continua após publicidade

As estatinas são consideradas o tratamento padrão contra o colesterol. E, de acordo com uma pesquisa apresentada recentemente no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, esses fármacos têm mais a oferecer: eles cortam o risco de morte por câncer de mama em até 38%. Os resultados foram obtidos pela revisão de sete estudos anteriores que, ao total, somam mais de 197 mil participantes.

 

 

Outro dado chamou a atenção dos cientistas: essa melhora de 38% só pôde ser testemunhada em mulheres que usaram as estatinas lipofílicas – uma variação do medicamento – por menos de quatro anos. Tal porcentagem caiu para 16% nas que empregaram os remédios por mais tempo. Uma possível explicação para o fenômeno, segundo os experts, é a de que esse comprimido só previne os óbitos de tipos de câncer de mama bastante agressivos, que em geral matam mais cedo.

Já o efeito benéfico pode ser resultado de uma melhora nas defesas do corpo: “Acreditamos que as estatinas lipofílicas penetram na membrana celular com mais facilidade, e já foi confirmado que elas têm implicações positivas no sistema imunológico, o que ajuda a erradicar células cancerosas”, esclarece Binliang Liu, que fez parte da investigação.

As conclusões são promissoras, mas faltam muitas avaliações antes de essa arma anti-colesterol ser empregada no combate a tumores.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.