Hemorroida externa: o que é, como surge, e qual o tratamento
Faceta mais “visível” das hemorroidas é sinal de alerta para buscar ajuda médica antes que o problema se agrave

Falar sobre hemorroidas só não é mais desconfortável do que sofrer com elas. Elas aparecem quando os vasos sanguíneos do ânus sofrem alterações, por diferentes motivos, e podem se dividir entre internas e externas.
Quando se trata de um caso de hemorroida externa, estamos falando de veias que se dilatam pela borda do ânus, lembrando varizes. As internas, como a denominação sugere, ficam menos visíveis em uma avaliação médica.
Quais são os sintomas das hemorroidas externas?
Sintomas clássicos dessa alteração incluem coceira ou dor na região anal, que costumam se acentuar mais quando a pessoa está evacuando ou quando está sentada, em casos mais avançados.
As hemorroidas podem gerar alterações também perceptíveis ao tato, na forma de pequenas pelotas de sangue ao redor do ânus, como nódulos.
+Leia também: Conheça 5 sintomas comuns das hemorroidas
Em geral, pessoas com hemorroidas externas também vão perceber a presença de sangue ao defecar. Isso pode ocorrer pelo rompimento dos vasos sanguíneos ao redor do ânus por conta do esforço para evacuar ou, se a região está particularmente sensível, simplesmente pelo atrito com o papel higiênico.
Como surgem as hemorroidas externas?
Sejam internas ou externas, as hemorroidas costumam surgir em função de alterações na defecação e nos vasos sanguíneos da região anal. Pessoas com prisão de ventre tendem a sofrer mais com o problema, o que também explica ele ser recorrente durante a gravidez, quando o ritmo intestinal se altera.
Pessoas obesas, sedentárias ou com histórico familiar de hemorroidas também têm uma propensão maior. Traumas físicos no ânus, como uma fissura anal, são outro motivo recorrente.
Entre as causas modificáveis, dietas que favorecem a prisão de ventre, com poucas fibras, costumam ser as principais culpadas.
+Leia também: Por que a sua dieta precisa de mais fibras e menos açúcar
Qual o tratamento?
O tratamento para as hemorroidas externas depende da gravidade do caso e da resposta às abordagens mais conservadoras.
Em um primeiro momento, são adotadas medidas como adequação da dieta (aumentando a ingestão de fibras), a suspensão do uso do papel higiênico, priorizando duchas, e a aplicação de medicamentos de uso tópico ou supositórios.
Para casos mais avançados, podem ser indicadas outras abordagens, como a busca por ressecar os vasos sanguíneos por meio de ligadura elástica ou aplicações de radiofrequência, por exemplo.
Em situações mais graves, uma cirurgia conhecida como hemorroidectomia pode ser indicada. Ela remove as veias que causam os problemas, mas, por exigir um pós-operatório delicado, só costuma ser empregada como último recurso.