Laringite: o que é, quais são os sintomas e o tratamento
Inflamação pode ter origem no desgaste excessivo da voz ou ser causada por vírus e bactérias

Perder a voz depois de um show em que você gritou bastante é um sinal de laringite: uma inflamação na laringe. Infecções virais ou bacterianas também podem ser responsáveis pelo problema, que atinge o órgão onde ficam as cordas vocais.
A doença costuma ser aguda e autolimitada, ou seja, os sintomas desaparecem por si só dentro de alguns dias. Mas casos em que a voz rouca, a tosse e outros incômodos duram mais de três semanas precisam ser investigados por um médico, já que podem sinalizar outra enfermidade mais séria.
O que é laringite?
Como o nome indica, é uma inflamação da laringe. Esse órgão, em formato de tubo, fica no pescoço e conecta a faringe à traqueia e ao esôfago.
É na laringe que ficam as cordas vocais, que permitem a fala. As membranas modulam o ar que sai dos pulmões e passa pela traqueia. A vibração das cordas vocais gera os sons, que também são articulados pela boca e pelos lábios.
+Leia também: Rinite, dermatite e outras “ites” que pioram com ar seco e poluído
O que causa a inflamação?
Em geral, a laringite é aguda: depois do surgimento dos sintomas, eles se intensificam por 3 dias e permanecem por até 10 dias.
Esses casos mais comuns podem ser causados pela sobrecarga das cordas vocais, situação chamada popularmente de “perder a voz”. Infecções respiratórias provocadas por vírus e bactérias são outra origem para a doença.
Para ser classificada como crônica, a laringite deve durar mais de três semanas. Cantores, professores, atores e demais profissionais que usam a voz continuamente podem ter essa modalidade de inflamação.
Outras causas para a laringite crônica são a exposição a substâncias irritantes, o refluxo gastroesofágico, o consumo excessivo de álcool e a sinusite crônica. Fumar cigarros ou vape também pode gerar inflamação nas vias aéreas. Doenças autoimunes, câncer e danos aos nervos são outras possibilidades de condições subjacentes à laringite.
Sintomas
Os principais sintomas de laringite são:
- Voz rouca ou enfraquecida;
- Coceira e sensação de estar arranhando a garganta;
- Tosse seca;
- Dor na garganta.
Caso a pessoa apresente febre, dor forte, dificuldade para respirar ou tussa sangue, busque uma emergência de imediato. O diagnóstico médico é importante para descartar condições como crupe ou inflamação da epiglote. Chiado ao respirar é outro motivo para preocupação em casos de laringite infantil.
A avaliação física e o histórico de sintomas costumam bastar para fazer o diagnóstico, mas a videolaringoscopia pode ser empregada em casos graves ou crônicos.
Qual o tratamento para laringite?
Os casos agudos se resolvem espontaneamente em até duas semanas. Mantenha-se hidratado e descanse a voz para garantir uma boa recuperação.
Analgésicos e corticosteroides podem ser receitados para tratar a inflamação. Se o caso for bacteriano, antibióticos entram nessa lista.
Para prevenir a laringite, evite fumar, beba água e se vacine contra gripe e outros vírus respiratórios.