Oferta Relâmpago: Assine por apenas 7,99

O ingrediente picante que pode blindar coração e cérebro, segundo estudo

Pesquisa aponta como o alimento pode ser um aliado da saúde, desde que haja moderação

Por Lucas Rocha Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 ago 2025, 16h23 | Atualizado em 5 jun 2026, 06h37
pimenta-faz-bem-saude
Pimenta é rica em substâncias protetoras do coração. (Foto: Shaun Meintjes/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade
O ingrediente picante que pode blindar coração e cérebro, segundo estudo Priorizar nos meus resultados Google

Uma dieta com a presença de doses moderadas de pimenta pode estar associada a um menor risco de doenças do coração e do cérebro.

As informações são de um novo estudo publicado no Chinese Journal of Epidemiology.

“Isso é plausível, uma vez que a pimenta contém a capsaicina, substância com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que pode ajudar na saúde dos vasos sanguíneos”, contextualiza a médica neurologista Ana Carolina Gomes, do Centro Especializado em Neurologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

“Porém, é importante lembrar que esse tipo de pesquisa observa associações, ou seja, não prova que a pimenta, por si só, seja a causa da proteção“, acrescenta.

A especialista pondera que outros hábitos de indivíduos que comem mais pimenta também podem ter influenciado nos resultados da pesquisa chinesa.

Além disso, ela não é para todo mundo. “Para algumas pessoas, o excesso de pimenta pode causar desconforto digestivo, azia ou piorar problemas gastrointestinais. Por isso, a recomendação é sempre o consumo moderado, respeitando a tolerância individual”, orienta a neurologista.

Continua após a publicidade

O cardiologista Eduardo Lima, do Hospital Nove de Julho, recomenda cautela na interpretação dos dados apresentados.

“Em estudos retrospectivos pode ocorrer um viés de associação, por exemplo, quem comia pimenta poderia consumir menos sal, gordura ou tinha um estilo de vida diferente. É difícil nesse tipo de investigação com populações tão distintas dizer que o consumo da pimenta foi a causa da redução do risco dos problemas apontados”, pontua Lima.

+ Leia também: Para mente e corpo: descobertas da ciência sobre o poder da gentileza

Por dentro do estudo

Para chegar aos resultados, os especialistas coletaram dados do projeto China Kadoorie Biobank, conduzido em Pengzhou, província de Sichuan.

Continua após a publicidade

Foram analisados fatores como frequência de consumo, tipo de alimento e nível de ardência associados a idade de início do consumo regular com o risco de doenças do coração e do cérebro.

Ao todo, quase 55 mil participantes foram incluídos na análise retrospectiva, sendo que 49 mil consumiram alimentos picantes (quase 90% da amostra). Ao menos 68,6% dos voluntários incluíam o condimento em 6 ou 7 dias da semana.

Com as avaliações estatísticas, os experts concluíram que a dieta moderada com alimentos apimentados pode reduzir o risco de agravos cardíacos e cerebrais, além de cirrose hepática, considerando indivíduos de 30 a 79 anos de Sichuan.

O que a pimenta tem de especial?

A capsaicina, componente que dá o ardor à pimenta, ativa receptores presentes não só na boca, mas em nervos e em áreas do cérebro, como detalha a neurologista do Hospital Oswaldo Cruz.

Continua após a publicidade

“Essa ativação pode melhorar a circulação sanguínea, reduzir inflamações e, em estudos com animais, até estimular substâncias que favorecem a saúde das conexões entre os neurônios. Ainda é cedo para afirmar que esses mesmos efeitos acontecem em humanos, mas os mecanismos são biologicamente plausíveis”, afirma Gomes.

E vale trazer para a discussão o coração também…

“Ela tem um efeito anti-inflamatório, antioxidante e vasodilatador, ou seja, faz com que os vasos relaxem, o que já foi observado em estudos”, frisa Lima. A médica ressalta, contudo, que o mais importante é observar como a pimenta está sendo agregada à dieta, cujas principais orientações são: diminuir a ingesta de gordura animal, reduzir o sódio e de carboidratos simples.

Comida para o cérebro

A ciência reúne evidências de que padrões alimentares equilibrados, ricos em vegetais, frutas, grãos integrais, castanhas e azeite de oliva, como a dieta mediterrânea, estão ligados a menor risco de declínio cognitivo e doenças neurodegenerativas.

Continua após a publicidade

+Leia também: Comida para proteger o cérebro

“Peixes ricos em ômega-3, alimentos ricos em fibras, frutas vermelhas e outras fontes de polifenóis, como chá-verde e cacau, também são aliados. Eles ajudam a controlar a inflamação, protegem os neurônios do estresse oxidativo e favorecem um microbioma intestinal saudável, que dialoga diretamente com o cérebro”, elenca Gomes.

Vale ressaltar a importância do acompanhamento individual e especializado de um nutricionista antes de fazer de qualquer alimento o ponto central da sua dieta.

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Mulher branca de rabo de cavalo e top preto sorrindo enquanto corre ao lado de um homem negro de camiseta cinza, ambos em um dia ensolarado. O texto No Dia Nacional da Saúde, cuide do que importa aparece em destaque, com cuide do que importa em um fundo verde-água. O logo veja SAÚDE está no canto superior esquerdoMulher e homem sorrindo, correndo ao ar livre em um dia ensolarado. Ela veste top e calça preta, ele camiseta branca e cinza. Texto: No Dia Nacional da Saúde, cuide do que importa. Logotipo Veja Saúde
OFERTA RELÂMPAGO

Digital Básico

Sua saúde merece prioridade!
Com a Veja Saúde Digital , você tem acesso imediato a pesquisas, dicas práticas, prevenção e novidades da medicina — direto no celular, tablet ou computador.
De: R$ 14,99/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 67% OFF

Revista em Casa + Digital Premium

Receba Veja Saúde impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo + Abril Signature Ouro, o novo programa de benefícios da Abril, que te dá acesso a descontos exclusivos e cashback em centenas de estabelecimentos.
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 12,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês. Após esse período a renovação será de 118,80/ano (proporcional a R$ 9,90/mês).