A caxumba é uma infecção contagiosa causada por um vírus. A doença afeta principalmente as glândulas parótidas humanas, que produzem a saliva, ou aquelas próximas ao ouvido, as submandibulares e sublinguais.
Os casos são mais comuns em crianças e em adolescentes, mas também podem atingir adultos de qualquer idade.
Em geral, os quadros apresentam boa evolução, sem sinais entre 15 e 20% dos casos. Em raros episódios, a infecção pode apresentar complicações resultando em internações e até mesmo em morte.
Saiba como a caxumba impacta o corpo humano e seus principais sintomas.
+ Leia também: O que é o sarampo?
1. Carona na saliva
O vírus causador da caxumba – que pertence à família Paramyxoviridae – se aloja principalmente nas gotículas de saliva.
Quando alguém infectado espirra ou tosse, espalha milhares deles, que entram no organismo por meio das vias aéreas, da mesma forma que acontece com o resfriado.
2. Na calada do corpo
Os vírus se instalam inicialmente na mucosa do nariz e na garganta, e lá começam a se multiplicar, espalhando-se de uma célula para outra até que acabam por cair na corrente sanguínea e partem para outras áreas do corpo.
Esse é o período de incubação, que pode durar de 14 a 25 dias.
3. Destino escolhido
Os agentes infecciosos chegam, pelo sangue, até as glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, na região do pescoço.
Ali, continuam seu processo acelerado de proliferação e destruição das células. Pela circulação podem viajar também para outros pontos, como ovários e testículos.
4. As retaliações
O processo de multiplicação e a consequente destruição das células locais despertam uma intensa inflamação e o acúmulo de líquidos na região.
Isso gera o inchaço no pescoço típico da caxumba e dor ao engolir. A fase dura entre sete e dez dias e pode vir acompanhada de febre.
+ Leia também: Caderneta de vacinação: quais doses a criança deve tomar – e quando
Sintomas
O aumento das glândulas salivares, na região do pescoço, é o sintoma mais comum e conhecido da caxumba. Além disso, os pacientes experimentam momentos de febre.
Em homens adultos, a infecção pode provocar a inflamação nos testículos, um quadro chamado orquite. Nas mulheres, pode levar à mastite, a infecção do tecido mamário.
Em um terço dos casos, a infecção é assintomática. Quando presentes, os sinais incluem:
- Febre baixa
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Cansaço
- Perda de apetite
- Inchaço no pescoço
- Dor ao engolir