Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Para que serve a água morna na Ayurveda?

Medicina tradicional indiana recomenda a ingestão de água morna, mas líquido quente demais pode prejudicar a saúde

Por Clarice Sena
Atualizado em 10 jun 2025, 16h32 - Publicado em 10 jun 2025, 16h31
agua-morna-ayurveda
Ayurveda recomenda tomar água morna ao acordar e antes de dormir (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A medicina ou sistema Ayurveda é um conjunto de práticas medicinais desenvolvidas na Índia há mais de quatro milênios. Diferente das concepções ocidentais de sintomas e doenças, a tradição indiana trata do equilíbrio da força vital do corpo ou prana. Quando há algum problema, na concepção do Ayurveda é porque algo está em desarmonia.

Dentre as diversas práticas diferentes daquelas a que estamos acostumados, o Ayurveda recomenda o consumo de água morna ou quente, ao invés da água fria ou gelada. Mas isso de fato pode fazer pelo organismo?

Conheça o que diz a Ayurveda e entenda se há algum amparo científico para tais alegações.

+Leia também: Tomar água gelada no calor faz mal? Entenda essa história

Para a Ayurveda, água morna pode ajudar na saúde do organismo

Nas práticas tradicionais indianas, a ingestão de água morna ou quente deve fazer parte de uma rotina diária, com o consumo indicado ao acordar e antes de dormir. Na concepção da Ayurveda, as desarmonias do organismo são resultado de bloqueios dos diferentes canais ou sistemas do corpo.

Assim, consumir água morna ajudaria a manter as passagens do corpo sempre desbloqueadas, atuando como um efeito preventivo. Fazer o inverso – beber água fria ou gelada – teria o efeito contrário, diminuindo a capacidade digestiva.

Continua após a publicidade

Diante de sintomas gastrointestinais, a água nessa temperatura também poderia auxiliar a eliminar o bloqueio, agindo como uma medida reativa. A água pode estar acompanhada de gotas de limão ou mel, sob a justificativa de limpar o intestino e eliminar toxinas do corpo.

Faltam estudos para comprovar benefícios da ingestão de água morna

Se, por um lado, a Ayurveda afirma que o consumo de água morna ou quente ajuda na saúde, especialmente do sistema digestivo, para a medicina ocidental faltam evidências de que esse efeito seja positivo.

A maior contraindicação é em relação ao consumo de água, comidas ou qualquer bebida em temperaturas muito elevadas, que podem provocar quadros de esofagite, uma inflamação no esôfago.

Continua após a publicidade

Quando o consumo ocorre de forma frequente, a alta temperatura pode provocar múltiplas lesões no esôfago que, se não forem tratadas, podem evoluir para um câncer.

Um estudo conduzido pela Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC), uma instituição da Organização Mundial de Saúde
(OMS), sugere que o consumo de bebidas em temperatura superior a 65°C está ligado ao desenvolvimento do câncer de esôfago.

Indivíduos que ingeriram água morna antes de realizar colonoscopias tiveram a motilidade intestinal estabilizada, sugerindo que a prática pode ter algum benefício nesse sentido. No entanto, são poucas pesquisas que avaliam esse efeito e, no geral, os benefícios são modestos.

Continua após a publicidade

Já a história da água gelada não procede mesmo: não há nenhum problema em tomar o líquido resfriado. De todo modo, nenhuma bebida, seja fria ou quente, pode funcionar como remédio. Diante de problemas gastrointestinais, o ideal é consultar um médico para avaliar o quadro.

Para encerrar, não há a necessidade de consumir nenhum alimento específico com foco em “desintoxicar” ou “eliminar toxinas” do organismo. Nosso próprio corpo faz esse trabalho.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.