Picada de lacraia: quais são os primeiros socorros?
Muito dolorido, o ataque das centopeias não costuma ser preocupante em adultos, mas exige atendimento médico

Também conhecidas como centopeias, as lacraias são animais peçonhentos mas com grande importância ecológica. Afinal, assim como escorpiões e aranhas, cumprem a função de controle populacional ao se alimentar de insetos e pequenos animais.
As lacraias de espécies maiores podem se alimentar até de vertebrados, como camundongos, lagartixas, filhotes de pássaro ou lagartos. A dieta dos tipos menores de lacraias costuma incluir grilos, baratas e outros insetos comuns.
Em comparação a outras espécies peçonhentas, o veneno liberado pelos ferrões da lacraia não representa grandes riscos aos seres humanos. Mesmo assim, a picada de lacraia é bastante dolorida e exige atendimento médico ou hospitalar, especialmente quando ocorre em crianças.
Conheça os principais sintomas e saiba quais primeiros socorros devem ser adotados em caso de acidentes.
Sintomas de picada de lacraia
Os principais sintomas das picadas de lacraia costumam surgir no local do ferimento:
- Inchaço e bolhas na pele;
- Dor intensa e vermelhidão em volta da picada;
- Dormência na região;
- Coceira.
Em casos de picadas de centopeias maiores, também podem ocorrer alguns sintomas como febre, suores, calafrios e dor de cabeça.
É útil identificar o animal ou inseto que causou a picada para facilitar o diagnóstico e tratamento médico. As centopeias são compostas por 21 segmentos que contêm pares de patas. Podem chegar a medir mais de 25 cm, embora geralmente sejam pequenas, de cerca de 5 cm.
Elas possuem duas antenas e olhos, e logo abaixo deles ficam os ferrões venenosos que funcionam como pinças. Gostam de lugares úmidos, e costumam se alojar em frestas.
+Leia também: Picada de aranha: quais os riscos e o que fazer
Quais são os primeiros socorros após uma picada de lacraia?
Embora a picada de centopeia seja bastante dolorida, o veneno expelido pelo animal não apresenta muitos perigos para os seres humanos.
No entanto, é importante buscar atendimento médico para evitar possíveis complicações. Um profissional de saúde poderá avaliar o ferimento e indicar o melhor tratamento a ser adotado.
As primeiras medidas em casos de picadas de lacraia são:
- Lavar a área afetada com água corrente e sabão neutro;
- Evitar passar álcool no local e não utilizarmedicações caseiras;
- Procurar atendimento médico.
Também dá para prevenir acidentes com lacraias adotando as seguintes providências:
- Evitar acúmulo de folhas secas, lenha ou lixo no jardim;
- Limpar ralos e mantê-los fechados;
- Higienizar caixas de gordura e esgotos;
- Usar luvas ao trabalhar no jardim.
Tratamento
Não há antídoto específico contra picadas de lacraias. Geralmente, os médicos indicam analgésicos e anestésicos locais, além de compressas quentes na região da picada.
Mesmo que acidentes com lacraias não costumem causar riscos aos humanos adultos, alguns indivíduos podem ser mais sensíveis. Além disso, a picada das centopeias pode ser perigosa especialmente para os bebês. Portanto, a procura por atendimento médico deve ser realizada com emergência.