Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Segunda fase da campanha de vacinação da gripe atingiu 36% do público-alvo

Durante a pandemia do coronavírus, a vacina contra a gripe é especialmente importante. Saiba quem deve tomá-la e quando começa a terceira etapa

Por Pedro Peduzzi, da Agência Brasil*
Atualizado em 11 Maio 2020, 08h21 - Publicado em 6 Maio 2020, 14h58
segunda fase da vacina da gripe
A proteção contra a gripe evita uma sobrecarga ainda maior nos hospitais. (Ilustração: Pedro Hamdan/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Iniciada no dia 16 de abril e com previsão de terminar na sexta-feira, 8 de maio, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe atingiu apenas 36% (ou 5,6 milhões de pessoas) do público-alvo. Segundo o Ministério da Saúde, a meta era alcançar 90%.

Faltam ainda cerca de 10 milhões de brasileiros do grupo prioritário dessa etapa, focada em povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores), caminhoneiros e portuários são os que registraram a menor procura na segunda fase da campanha. Até o momento, apenas 467 mil doses foram aplicadas, quando a estimativa era chegar a 2,6 milhões desses profissionais.

O Ministério da Saúde informou também que “motoristas e cobradores, caminhoneiros e portuários devem buscar a vacinação, independente do seu estado ou município de residência, em qualquer serviço público de vacinação, fixo ou móvel, pois transitam em todo o país”.

Já a primeira etapa da campanha contra a gripe se concentrou em indivíduos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Nela, mais de 18,9 milhões de idosos foram vacinados, o que corresponde a 90,66% desse grupo. O índice, portanto, está dentro da meta pretendida pelo governo. Quanto aos profissionais de saúde, 3,8 milhões foram imunizados, o que corresponde a apenas 75,5% da meta. Cabe destacar que esses grupos ainda podem buscar suas doses nos postos de saúde.

Continua após a publicidade

Quando começa a terceira fase da campanha de vacinação da gripe?

A terceira fase da campanha começa na segunda-feira, dia 11 de maio. Ela será dividida em duas etapas:

  • Entre 11 e 17 de maio, terá, como público-alvo, pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; e mães no pós-parto até 45 dias
  • A partir do dia 18 de maio, também serão incluídos professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade

Segundo o governo, a exemplo das demais fases, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos até o dia 5 de junho, quando a campanha se encerra.

Continua após a publicidade

Casos de gripe no Brasil

Até o dia 18 de abril de 2020, foram registrados 1 696 hospitalizações por causa do vírus influenza em todo o país. O Ministério da Saúde contabiliza 163 mortes pela doença.

Do total de casos cuja subtipagem foi identificada, 468 foram de influenza A (H1N1), com 66 óbitos. Outros 45 episódios e dez óbitos foram atribuídos ao influenza A (H3N2). Tivemos ainda 263 casos de influenza A não subtipado, com 43 mortes, e 399 casos e 44 falecimentos por influenza B.

Este conteúdo é da Agência Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup