Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tendinite: conheça os sintomas, causas e tratamentos

Esforços repetitivos e má postura estão entre as causas mais comuns da inflamação dos tendões, que podem ocorrer em diversas regiões do corpo

Por Gabriel Bortulini
5 out 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A tendinite é a inflamação de um ou mais tendões, como são chamadas as estruturas que conectam os músculos aos ossos. Os tendões atuam na transmissão da contração muscular, permitindo o movimento das partes do nosso corpo.

    Na maioria das vezes, a tendinite é uma condição temporária. Entretanto, a inflamação pode se agravar ao ponto de tornar-se crônica, caso não seja tratada – o que pode comprometer o movimento de determinada parte do corpo que dependa do tendão inflamado.

    +Leia também: Por que tanta gente tem tendinite e como evitar?

    Sintomas da tendinite

    A tendinite costuma ocorrer com maior frequência em articulações. Nos membros superiores, as inflamações são frequentes nos dedos, no ombro e no cotovelo. Na parte inferior, a tendinite geralmente atinge os tornozelos e os pés.

    Os sintomas mais comuns envolvem a dor e o inchaço, além da dificuldade de realizar alguns movimentos. Quando atinge as mãos ou os punhos, por exemplo, ela pode impossibilitar ou dificultar a digitação. Até o ato de segurar objetos como celulares ou copos pode ser um desafio doloroso quando a pessoa sofre de tendinite.

    Os sintomas também incluem espasmos musculares e a dor que se intensifica ao movimentar a região afetada.

    Continua após a publicidade

    O que causa a tendinite?

    Na maioria das vezes, a tendinite está associada às lesões por esforço repetitivo, conhecidas como LER. Essas lesões ocorrem com frequência em músicos, por conta do movimento repetitivo e sem pausas, mas também em esportistas e pessoas que trabalham com digitação, principalmente quando a postura é inadequada.

    Em casos como esses, a tendinite pode exigir o afastamento da função, uma vez que o membro inflamado precisa de imobilização em casos mais acentuados.

    Quais tratamentos existem?

    Os tratamentos incluem a utilização de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, para conter a dor e a inflamação. Compressas com gelo na região inflamada também são frequentemente recomendadas.

    Continua após a publicidade

    Contudo, em situações mais graves, pode ser necessária a imobilização, a fim de que o tendão seja desinflamado por completo. Para isso, os médicos podem indicar a utilização de talas e tipoia. O gesso também pode ser utilizado quando há a necessidade de imobilizar completamente a região afetada.

    Posteriormente, sessões de fisioterapia costumam complementar o tratamento, mesmo após a inflamação ter cessado. Em alguns casos, pode ser necessário realizar infiltração, técnica que, com uma agulha, entrega medicamentos diretamente no tecido afetado.

    Entretanto, a tendinite pode voltar a ocorrer após a retomada da rotina. Para evitar a recorrência da inflamação, os especialistas recomendam alterações nos hábitos cotidianos, principalmente em questões posturais e de ergonomia, além de evitar os movimentos repetitivos ininterruptos.

    Continua após a publicidade

    Pausas para alongamentos também podem auxiliar na prevenção da tendinite, além de exercícios de fortalecimento muscular.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.