Tosse alérgica? Confira 4 principais motivos e como diminuí-la
Materiais do dia-a-dia, como poeira e mofo, podem estar por trás da tosse persistente

Tosse seca, aparentemente sem motivo e de longa duração pode ser um sintoma incômodo. Se piora em certos ambientes, como um quarto empoeirado, ou junto a animais de estimação, pode ser fruto de alergias – a chamada tosse alérgica.
As alergias ocorrem quando nossos anticorpos reagem de forma exagerada a alguma substância, seja ela pelos de animais, ácaros de móveis estofados, mofo e pólen.
Em geral, as crises começam quando se entra em contato com a substância que provoca a irritação, presente em algum ambiente frequentado pela pessoa com predisposição à alergia.
+Leia também: 6 mitos e verdades sobre alergia respiratória
Confira, abaixo, 4 motivos que podem causar essa condição:
1. Poeira
A alergia à poeira, muitas vezes causada pelos ácaros presentes nela, provavelmente é a mais comum em ambientes domésticos.
Os sintomas costumam piorar em grandes faxinas. Isso porque esse processo levanta todo esse material, e respiramos ele mais facilmente – o que não quer dizer que você deva evitar a limpeza, já que é justamente o acúmulo da poeira que piora as crises nessas situações.
A casa, inclusive, não precisa estar visivelmente suja para desencadear essa alergia. Os ácaros não são visíveis a olho nu e podem viver em travesseiros, cortinas, sofás e outros tecidos.
2. Animais de estimação
Não é incomum encontrar pessoas que tossem ou espirram somente na presença dos pets. A alergia, nesse caso, pode ser pelo próprio pelo, partículas de pele ou saliva.
É natural que os sintomas variem conforme o contato com certa quantidade e o comprimento do pelo. Animais que frequentam ambientes externos ainda podem carregar outros materiais, como o pólen.
Nesse caso, a alergia não se deve ao bichos, mas ao que eles trazem para casa. Por isso, quando houver dúvidas, testes alergênicos são importantes para determinar a real causa da reação.
+Leia também: A explosão das alergias: por que casos têm aumentado em todo o mundo?
3. Pólen
Comumente ouvimos que tosses alérgicas ficam piores na primavera. Isso porque o pólen, presente nas plantas (ainda mais nessa fase do ano), pode ser transportado pelo ar, por pássaros e por insetos, através de longas distâncias.
A condição pode ser mais intensa conforme o vento, quantidades de plantas e local.
4. Mofo
Mesmo que normalmente estejam mais escondidos, os fungos podem estar muitas vezes presentes no nosso banheiro ou quintal, e até nas roupas de cama.
Quando esses esporos se suspendem no ar, também podem desencadear alergias e até levar a problemas mais sérios.
Como lidar com a tosse alérgica?
Como os sintomas dependem diretamente do nosso ambiente e do fator desencadeador, a melhor maneira de diminuí-los vai variar de acordo com o material e como lidar com ele.
Sabendo o agente causador, fica mais fácil evitá-lo, o que salienta a necessidade de exames aprofundados com um alergista.
Os exames são normalmente de sangue ou por contato direto de alérgenos comuns com a pele. E podem servir para desenvolver planos de tratamento ou um alívio para a irritação, ou ainda para saber se a tosse persistente é alergênica ou fruto de outra condição.
Pode-se lidar com poeira, por exemplo, removendo carpetes e cortinas, ou deixando o ambiente seco e arejado para evitar ácaros. Se você sofre com essa alergia e precisa fazer a faxina por conta própria, uma alternativa é usar máscara enquanto limpa a casa. Já para lidar com o mofo, o ideal é fazer uma limpeza especializada e eliminação da umidade.
Há coisas mais difíceis de evitar, como o pólen. Mas é útil saber que ele se espalha mais em dias de ventania ou épocas de polinização. Ajuda também tomar banho ao chegar em casa e deixar as janelas fechadas nos momentos em que há mais pólen no ar.
Quanto aos nossos animais, a alergia se dá conforme convívio e proximidade. Portanto, pode-se restringir a presença deles a alguns cômodos ou utilizar filtros de ar e aspiradores para evitar o acúmulo de pelos na casa.