Psicose aguda: o que o caso da ex-BBB 24 Vanessa Lopes ensina
Quadro psicótico agudo pode afetar pessoas que estão passando por situação de estresse fora do habitual, como os confinados do reality show da Globo
Em 2024, os fãs de Big Brother Brasil viram cenas atípicas logo no começo da nova edição do reality show. Em poucos dias, a influencer Vanessa Lopes passou a se comportar de maneira estranha, parecendo estar em uma realidade paralela. A crise evoluiu a ponto de fazê-la desistir do programa: ela abandonou a participação em 19 de janeiro, menos de duas semanas após o início da temporada da atração.
Um mês depois da desistência, Vanessa voltou à tela da Globo para confirmar, ao Fantástico, que realmente havia passado por uma crise de saúde mental. Em sua primeira entrevista após sair do reality, ela contou que foi diagnosticada com um “quadro psicótico agudo”.
A situação pode ser agravada por viver um momento de estresse extremo, como ocorre com alguns confinados do BBB 24, especialmente nas primeiras semanas.
+Leia também: Como o brasileiro cuida da saúde mental?
Quais são os sintomas da psicose aguda
Quando o assunto é saúde mental, os sintomas nem sempre são idênticos para todas as pessoas. Mas alguns sinais são característicos desse tipo de surto.
Desconexão com o mundo e alterações de humor, por exemplo, costumam afetar a maioria dos pacientes atravessando uma crise do tipo.
“É como se a minha mente rompesse com a realidade. É como se eu não entendesse mais o que é imaginação e o que é real”, relatou Vanessa Lopes, ao Fantástico.
Os sintomas mais comuns incluem:
- Confusão mental e desconexão com a realidade
- Perda do sentido de orientação e tempo
- Alterações frequentes de humor
- Problemas de sono, seja não conseguindo dormir ou apresentando cansaço excessivo
- Dificuldade em se comunicar de forma coerente
- Em alguns casos, pode haver alucinações e delírios
Quais são as causas?
É comum que uma crise de psicose aguda seja desencadeada por uma situação estressante e pontual. No entanto, ela pode ser sintoma de uma condição crônica de saúde mental, como esquizofrenia e transtornos de humor, ou ainda vir associada ao uso de substâncias psicoativas, alguns medicamentos ou síndromes de abstinência.
Determinar os motivos precisos para o caso de cada pessoa depende de avaliação psiquiátrica individualizada, seguindo critérios diagnósticos do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). O médico pode solicitar testes adicionais conforme a necessidade do caso.
Exames de imagem do cérebro, como uma ressonância magnética, podem ser necessários para verificar a existência de tumores que também causam sintomas desse tipo.
O que caracteriza esse transtorno como “agudo” é a relativa rapidez com que o quadro se desenvolve. O paciente vai de uma situação assintomática para uma fase de surto em um intervalo de poucos dias, como parece ter acontecido com a participante do BBB 24.
Como tratar um surto psicótico agudo
Caso alguém próximo de você apresente sintomas de uma psicose aguda, a palavra de ordem é acolhimento. É importante agir de forma receptiva, mas sem incentivar as perspectivas delirantes da pessoa.
A estabilização do quadro depende de ajuda profissional. Psicoterapia e medicamentos antipsicóticos podem ser utilizados, separadamente ou em conjunto, sempre a partir da avaliação do médico sobre as necessidades do paciente. Um remédio que funciona para uma pessoa pode não ser o mais indicado para outra.
Já a melhora de alguém que atravessa um quadro psicótico agudo pode levar semanas ou meses, dependendo da causa do problema e da resposta à abordagem terapêutica escolhida.