O que é, afinal, a hemofilia?
Quais as causas, os sintomas e as consequências dessa doença rara? Conheça os tipos do problema no primeiro vídeo da série Por Dentro da Hemofilia
A hemofilia, hoje, conta com tratamentos muito eficazes, que preservam a qualidade de vida e a saúde dos pacientes. Mas não adianta ter remédios de primeira linha se essa doença rara permanece nas sombras, desconhecida da maioria da população. Ora, se a pessoa não sabe o que significa ter esse problema, não vai suspeitar dela quando os sintomas aparecerem ou mesmo se cuidar adequadamente.
Daí porque a TV SAÚDE criou a série de vídeos Por Dentro da Hemofilia. No primeiro episódio (logo acima), a hematologista Cláudia Lorenzato responde a uma pergunta fundamental: o que, afinal, é a hemofilia? Responsável pelo tratamento de hemofilias do Estado do Paraná, a médica fala das causas, dos sintomas e das consequências dessa enfermidade.
Sim, porque a hemofilia não se resume a sangramentos aparentes. Articulações e outras partes do corpo podem ser afetadas pelo quadro, principalmente se o indivíduo não o diagnostica precocemente.
Quer ver os outros episódios da série? É pra já: