Otoscopia: para que serve o exame em cães e gatos e quando consultar um veterinário
Exame é recomendado para animais com suspeita de doenças de ouvido
A otoscopia costuma ser o primeiro exame realizado nos animais quando há suspeita de algum problema de ouvido. Também pode ser realizada como procedimento de rotina, em consultas periódicas no veterinário, para se certificar de que está tudo certo.
O exame é feito com um otoscópio de mão, bem parecido com o usado na medicina humana, ou com um equipamento de vídeo.
Essa avaliação não é considerada invasiva, mas pode ser difícil de realizar em animais muito agitados ou com bastante dor na orelha ou ouvido. Nesses casos, pode ser necessária sedação ou até uma lavagem de ouvido, para melhorar a visualização.
Quando procurar um veterinário para a otoscopia
A otoscopia é indicada quando há sinais clínicos tipicamente associados com doenças de ouvido: coceira, dor, inflamação, inchaço, mau odor ou secreção. A lista de causas possíveis é grande, e inclui infecções fúngicas ou bacterianas, parasitas, que causam coceira e irritação, além de cera excessiva, presença de corpos estranhos e diversos tipos de otite.
+Leia também: As 6 doenças mais comuns em cães e gatos
Caso o seu pet coce ou balance as orelhas de forma muito constante, esteja com desconforto visível ou ainda elas emanem um cheiro forte, a procura por um veterinário que conduza ao procedimento é uma boa pedida. Mesmo que você não perceba um incômodo óbvio do animal, um sinal de que algo está errado é a presença de lesões na parte externa da orelha, um indício de que ele tem se coçado de forma intensa.
Vale ressaltar que muitas vezes esses sintomas podem passar despercebidos pelo tutor, então redobrar a atenção é essencial. Dependendo do quadro e evolução, nem é possível realizar a otoscopia na primeira consulta, mesmo sob anestesia.
Nos quadros que envolvem sintomas inflamatórios, estreitamento do canal ou úlceras, pode ser necessário o uso de medicamentos para diminuição da inflamação e dor antes de ir para a otoscopia.
Para que serve a otoscopia
O equipamento é utilizado para verificar o canal auditivo dos bichinhos, que deve aparecer sob uma coloração rosa claro e textura lisa. Pode-se, assim, saber se há quaisquer alterações, como ulceração visível, sintomas inflamatórios, fungos, corpos estranhos ou parasitas.
No caso de otite externa, por exemplo, essa inflamação vai ocorrer na pele externa do canal auditivo, que pode se estender. Na otite média, a inflamação é no ouvido médio. Esses problemas são muito frequentes em cães e gatos no mundo todo, mas principalmente em locais com clima mais úmido.
A otoscopia permite identificar a causa precisa do problema, direcionando o tratamento para obter um desfecho melhor.
No caso da otoscopia em vídeo, é possível ter maior visualização do canal auditivo, em uma resolução melhor também, com iluminação mais adequada. Por outro lado, pode ser difícil usá-lo em gatos e cães de pequeno porte.
Vale ressaltar que muitas vezes o tratamento é acompanhado de aplicação medicamentosa e limpeza do canal. Principalmente no caso de infecções bacterianas, esse medicamento não pode ser administrado sem acompanhamento, podendo desencadear piora no problema caso o uso de antibiótico seja feito de forma incorreta.
Na dúvida, consulte seu médico veterinário e conte com apoio do profissional para aplicar as doses.







