Benefícios da framboesa: explosão de sabor e antioxidantes
Pequenas e saborosas, elas são versáteis na cozinha e ricas em compostos que fazem bem à saúde

Integrante do grupo das “frutas vermelhas“, a framboesa pertence ao gênero Rubus, o mesmo das amoras. A coloração vermelha, que escurece nas amoras graças à maturação, se deve às antocianinas, compostos antioxidantes que também promovem a saúde cardiovascular.
A frutinha é reconhecida por seu sabor adocicado característico, que a torna ingrediente de uma variedade de preparos. O plantio da framboesa ocorre nos cinco continentes. Historiadores estimam que a fruta já fosse cultivada no período da Roma Antiga. Ela é considerada uma planta de clima temperado, e depende de baixas temperaturas para se desenvolver.
A colheita é feita no verão, após um período de dormência no inverno. No Brasil, a framboesa é cultivada principalmente no sul de Minas Gerais, no Distrito Federal e em estados da região Sul.
Frutas vermelhas
Apesar do tamanho pequeno, a framboesa surpreende pela quantidade de benefícios.
A fruta é repleta de compostos fenólicos, como as já citadas antocianinas e os elagitaninos, que possuem ação antioxidante. Ao combater o estresse oxidativo nas células, essas substâncias ajudam a prevenir doenças crônicas e atuam na manutenção da saúde celular diante do envelhecimento.
O pacote de benefícios para a saúde cardiovascular inclui não só o combate a inflamações, mas a redução dos triglicerídeos e a ação antihipertensiva.
Cientistas também investigam o papel dessas substâncias antioxidantes na prevenção ao câncer, à diabetes e ao Alzheimer, mas a maioria dos efeitos da framboesa sobre a saúde só foram testados em animais. Isso motiva pesquisas futuras, mas não significa que dá para extrapolar essa variedade de benesses para seres humanos.
Mesmo assim, a framboesa é uma excelente pedida para compor uma dieta equilibrada. A fruta possui um alto teor de fibras e nutrientes, como os carotenoides (precursores da vitamina A) e o ácido ascórbico (vitamina C). Assim, ela pode ser uma aliada na saúde do intestino e no tratamento de inflamações.
Potássio, magnésio, vitamina K, cálcio e ferro são outros nutrientes presentes na framboesa.
+Leia também: Fruta da época: conheça os benefícios do pêssego
Versátil para a saúde e para a culinária
Os melhores benefícios das framboesas podem ser aproveitados justamente através do consumo da fruta in natura e, por isso, a temporada de colheita durante o verão é um bom momento para utilizá-la em receitas saborosas e, de quebra, aliviar o calor.
A framboesa vai bem como ingrediente ou como adição a sorvetes, iogurtes, pudins e tortas geladas.
Uma combinação especialmente saborosa é da framboesa com o chocolate: vale incluir a fruta em receitas de bolos, brownies e outras sobremesas.
Pelo seu tamanho e fragilidade, a colheita da framboesa é similar à do morango e das uvas, dispensando maquinário e sendo feita à mão. Por isso, não são raros os eventos em plantações de framboesa que convidam os visitantes para saborear a fruta direto do pé. Vale aproveitar o passeio para conhecer o plantio e já desfrutar dos benefícios da frutinha.