Como limpar a air fryer? Veja dicas e saiba por que é tão importante fazer isso
Aprenda a higienizar o eletrodoméstico por dentro e qual a frequência ideal para a limpeza

As fritadeiras sem óleo prometem muita praticidade no preparo de alimentos. É tão fácil que, depois de cozinhar, basta fechar a gavetinha e tudo está resolvido.
Com este hábito, a air fryer pode ficar gordurosa e surgem as dúvidas sobre como higienizar o aparelho, que produtos podem ser utilizados – e de quanto em quanto tempo se deve fazê-lo.
Confira abaixo um breve guia de limpeza da air fryer para solucionar algumas dúvidas e fornecer alternativas interessantes para manter o bom funcionamento do aparelho.
Com que frequência é importante limpar a air fryer?
Com o uso do nome comercial, às vezes podemos esquecer que as air fryers nada mais são do que “fritadeiras” com ar.
Na prática, um forno de convecção (que circula o ar quente ao redor do alimento) em miniatura. Por isso, assim como qualquer outro utensílio doméstico, após cada uso e contato com comida, a air fryer deve ser limpa.
De modo geral, vale a regra: usou, limpou.
Se o que você preparou não soltou tanta gordura assim e a gaveta interior até parece limpa, não faz mal deixar para uma próxima, mas não abuse. O problema é fazer isso sempre até acumular uma camada de gordura considerável.
Ela pode danificar o revestimento interior e até alterar o gosto do que é preparado na fritadeira.
+Leia também: Cozinha hi-tech: como a tecnologia pode deixar sua comida mais saudável
Como limpar a air fryer?
Existem duas formas de limpar a air fryer: automática e manual. Se você tem uma máquina de lavar louças, confira no manual de instruções da sua air fryer se ela pode ser lavada na máquina. Alguns modelos permitem esse tipo de limpeza.
Se não for o seu caso, você vai precisar de um detergente líquido neutro, uma esponja macia, um pouco de água quente e papel toalha ou um pano seco para secar.
O primeiro passo é desligar o aparelho e garantir que ele não está quente. Então, você pode retirar as partes removíveis e o que houver de resíduo sólido dentro delas.
Dependendo do nível de gordura, você pode deixar essas partes de molho com água quente e uma gota de detergente por 5 a 10 minutos. Assim, a gordura vai amolecer e será possível retirá-la sem causar danos à fritadeira.
No processo de limpeza, utilize o sabão neutro e/ou desengordurantes, mas nada de outras substâncias que podem ser abrasivas. Cuidado com a esponja utilizada também: não utilize aquelas feitas de aço e cuide para não esfregar a parte mais áspera no antiaderente.
Depois de limpar, tudo pode ficar secando no escorredor de louças ou ser seco com uma toalha macia, caso você tenha pressa.
E a parte interna?
Limpar a gaveta costuma ser mais fácil. Já a parte interna exige cuidado, pois é onde ficam a resistência elétrica e o circulador de ar. Também não cometa o erro de encher a gaveta de água e ligar a fritadeira, pois essa umidade pode comprometer os componentes do aparelho e até diminuir a sua vida útil.
A limpeza da parte interna deve ser feita com um pano úmido com água, com o aparelho desligado da tomada. Mas, se na sua avaliação a limpeza doméstica não foi suficiente, entre em contato com uma assistência técnica. Eles poderão limpar as partes sensíveis ou sujeiras internas de forma adequada.