Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

6 dicas para lidar com a pele seca

Temperaturas frias e ar seco, comuns no outono e no inverno, reduzem a hidratação e podem provocar irritação da pele

Por Valentina Bressan
28 abr 2025, 17h04
pele seca
Coceira, vermelhidão, sensação de repuxamento e descamação são alguns sinais de que a pele está seca (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Com a chegada do outono e das temperaturas mais frias, junto da baixa umidade do ar, é comum notar que a pele do rosto e do corpo está mais ressecada. Mas para algumas pessoas, essa condição é crônica. 

Ter a pele predominantemente seca ou oleosa determina quais cuidados dermatológicos devem ser tomados. Consultar um médico especialista é essencial para investigar se há alguma causa mais séria para o ressecamento – se a pele de todo o corpo estiver seca ou se mais sintomas estiverem presentes, é provável que existe alguma condição subjacente.

Algumas dicas básicas para tratar a pele podem ser adotadas desde já. Saiba como lidar com o ressecamento e evitar danos. 

1. Evite banhos quentes

Embora o clima frio torne banhos quentes tentadores, o melhor é optar por uma temperatura morna para a água. O contato com a água quente remove a hidratação natural da pele.

Essa dica vale também para a hora de lavar o rosto. Reduzir a duração dos banhos é outra recomendação para não desgastar a pele.

2. Fique longe da esfoliação

Esfoliar a pele é outro comportamento que acaba removendo a oleosidade natural que protege contra o ressecamento.

Continua após a publicidade

Evite esfregar a pele, seja com as mãos ou com esponjas e buchas. Para secar o rosto e o corpo, dê batidinhas suaves em vez de esfregar com a toalha.

+ Leia também: Acne: 7 fatores que pioram o problema na pele

3. Escolha um bom hidratante

Se você já cuida da pele mas ainda enfrenta episódios de ressecamento, o problema talvez esteja no tipo de produto usado. O hidratante ideal não contém fragrâncias, álcool nem sulfato.

Busque formulações com vaselina, ceramidas, glicerina, óleo mineral, manteiga de carité ou de cacau. Se a pele também for sensível, dá até para utilizar loções para bebês, que são hipoalergênicas e tem textura leve.

Passe o hidratante imediatamente após tomar banho ou lavar o rosto, quando a pele ainda está úmida. Se o ar estiver muito seco, feche a porta do banheiro para preservar a umidade do chuveiro enquanto passa hidratante.

Continua após a publicidade

4. Prefira sabonetes leves

A higienização é outra etapa do skincare que pode retirar a hidratação da pele. Para evitar isso, use sabonetes leves, específicos para peles secas. As melhores opções são os sabonetes neutros, com pH baixo e sem fragrância.

5. Aumente a hidratação – do corpo todo

De nada adianta investir em bons produtos dermatológicos e esquecer de beber a quantidade adequada de água. A pele seca pode também ser sinal de que todo o organismo está desidratado.

6. Proteja a pele do frio

As temperaturas frias e o vento podem ressecar bastante a pele. A dica para os dias de outono é inverno é se vestir de forma a proteger a maior porção de pele possível. Não esqueça do protetor solar, já que os raios UV seguem aparecendo durante o inverno, e podem piorar o ressecamento.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.