Não estamos falando de mais um programa com aulas gravadas. A startup Treinei (www.treinei.com) até oferece esse serviço, mas seu diferencial é disponibilizar treinamentos ao vivo pela web – a pessoa se conecta no horário do exercício de sua preferência e segue as orientações de um professor. “Eles interagem a partir da câmera dos seus dispositivos eletrônicos”, explica Marcelo Moraes, CEO da empresa. O educador físico Rafael Ribeiro, sócio da iniciativa, ressalta que os usuários preenchem uma avaliação prévia sobre o estado de saúde. “Se algo for detectado aí ou nas aulas, ajustamos a atividade ou pedimos para o cliente ir ao médico”, diz. Os pacotes variam de 49,90 a 159,90 reais por mês.
O método varia segundo o plano, porém segue preceitos básicos. Veja a seguir:
Análise inicial
Você responde a um questionário sobre seu perfil (que inclui preferências alimentares e esportivas) e suas condições de saúde.
O plano
Cria-se uma planilha mensal de exercícios – que envolve até práticas fora do software – e uma sugestão de cardápio. Certos pacotes oferecem conversas com os especialistas.
A atividade
Você opta pelos treinos disponíveis na agenda e começa a malhar. Eles são em grupo – contudo, você não precisa ser visto pelos outros alunos.