Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Joias dentais estragam os dentes? Quais cuidados devem ser observados

A moda de instalar esses adornos exige cuidados específicos – que nem sempre são tomados

Por Mário Giorgi, cirurgião-dentista do CROSP*
Atualizado em 22 fev 2024, 18h10 - Publicado em 22 fev 2024, 18h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Estética e higiene bucal são assuntos cada vez mais interligados, especialmente quando se trata de tendências, como a utilização de joias dentais. A moda de instalar adornos nos dentes ganhou espaço – contudo, o uso precisa ser avaliado quanto a possíveis danos ocasionados ao sorriso.

    Essas grades dentárias, também chamadas de grills ou grillz, nada mais são do que enfeites de metal. Removíveis ou fixos, são colocadas sobre os dentes da frente (anteriores).

    Geralmente as joias são confeccionadas em ouro, mas também podem ser utilizados metais como prata ou níquel. Alguns permitem incrustar bijuterias ou pedras preciosas que chegam a valores muito altos, dependendo do trabalho realizado.

    + Leia também: Implante dentário dói? Entenda como funciona o pós-cirúrgico

    Primeiramente, é importante ressaltar que a colocação de adereços deve ser orientada e realizada por um cirurgião-dentista. Isso porque o piercing dental pode, sim, trazer complicações para a saúde.

    Apesar de ser colado com sistema adesivo sobre a superfície dos dentes, eles contribuem para a formação da placa bacteriana, concentrada no local onde ele está colado.

    Continua após a publicidade

    A partir do momento em que o objeto é inserido, torna-se uma área de retenção de alimentos e de micro-organismos. Além disso, o uso pode levar a pequenas fraturas nos dentes e doenças gengivais (inflamação).

    Manchas brancas e cárie também podem ser detectadas ao redor desse acessório, devido à dificuldade de higienização.

    Outro detalhe a se considerar é que o adereço funciona como alguns aparelhos móveis ortodônticos e ortopédicos. Porém, antes da instalação e uso desses aparelhos, são feitos diferentes estudos para evitar problemas, o que nem sempre acontece com as joias dentais.

    Continua após a publicidade

    + Leia também: Como a atividade física ajuda a prevenir doenças periodontais

    O adereço fixo é mais prejudicial, se pensarmos que o móvel pode ser retirado em caso de algum problema e se considerarmos a higienização. Ora, fica mais difícil limpar a boca, porque esse apetrecho ajuda a reter mais biofilme.

    Sem uma boa higienização – com orientação profissional – o indivíduo vai acabar desenvolvendo cárie e terá, inclusive, comprometimento gengival.

    Finalmente, é importante enfatizar que o piercing ou grills seja colocado por um cirurgião-dentista. Só ele sabe instalar da maneira adequada, considerando o nível de consistência do esmalte do dente, com o menor risco possível.

    Continua após a publicidade

    *Mário Giorgi, cirurgião-dentista do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e especialista em dentística.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.