Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O Futuro do Diabetes

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista, pesquisador da USP de Ribeirão Preto e criador do Endodebate e do Diacordis. Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do diabetes
Continua após publicidade

Você tem pré-diabetes? Não se engane com esse nome

Nosso colunista tira as principais dúvidas sobre a condição, que exige tantos cuidados quanto o diabetes em si

Por Dr. Carlos Eduardo Barra Couri
Atualizado em 21 fev 2020, 16h54 - Publicado em 30 Maio 2018, 18h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Todos sabemos quanto o diabetes deve ser bravamente prevenido e tratado. Sabemos também dos riscos que o aumento da glicose no sangue pode trazer no longo prazo. Mas uma doença melindrosa e silenciosa tem aumentado (e muito!) a sua prevalência nos últimos anos no Brasil. Esse problema já ultrapassou o próprio diabetes. Estamos falando do pré-diabetes.

    A Federação Internacional de Diabetes estima que havia 14,6 milhões de brasileiros com pré-diabetes diante de 12,5 milhões de diabéticos em idade adulta no ano de 2017. Sim, o número de pré-diabéticos superou o de pessoas com diabetes em nosso país.

    Para saber se você tem pré-diabetes ou diabetes, dê uma olhada na figura abaixo.

    Figura pré-diabetes
    O esquema mostra os limites dos principais exames para apontar os quadros de diabetes e pré-diabetes. A faixa amarela é a do pré-diabetes. (Carlos E. B. Couri/SAÚDE é Vital)

    Muita gente se engana ao pensar que o pré-diabetes é uma espécie de pré-doença. Pelos estudos que temos a respeito, podemos dizer que definitivamente a condição é uma doença pra valer, que implica diversos riscos à saúde.

    Continua após a publicidade

    Pesquisas realizadas há mais de uma década apontam que a mortalidade cardiovascular dos pré-diabéticos é superior à da população em geral. Recentemente, observou-se que, a exemplo do diabetes, o quadro está associado a maior comprometimento dos rins, dos olhos e dos nervos. Sem contar que um indivíduo com pré-diabetes tem um risco bem mais elevado de se tornar diabético propriamente dito.

    Tem gente que acha que, para o diabetes trazer malefícios, os níveis de glicose no sangue precisam estar nas alturas. Mas cabe destacar que mesmo pequenas elevações de glicose podem fazer grandes estragos ao longo do tempo. É um recado que se aplica bastante ao pré-diabetes.

    A boa notícia é que o pré-diabetes não é uma sentença de uma vida mais curta ou com menos qualidade. Um estilo de vida saudável — com alimentação balanceada, atividade física, boas noites de sono… — é a chave para prevenir não só a condição como para evitar que ela evolua para o diabetes em si. Em alguns casos, o uso de medicamentos também pode ser considerado como estratégia coadjuvante.

    Continua após a publicidade

    Outro conselho: você sabe como estão seus níveis de glicose? Para flagrar o pré-diabetes é preciso investigá-lo. Portanto, não deixe de fazer os exames periódicos!

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.