Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Ao leitor: a causa é nobre e faz bem para a saúde

O recado do nosso redator-chefe, sobre a edição de janeiro da revista Veja Saúde

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 ago 2024, 17h35 - Publicado em 19 jan 2024, 14h32
ao-leitor-insonia
Insônia é o tema da reportagem de capa da edição de janeiro de 2024 de Veja Saúde. (Foto: Oleg Breslavtsev/Getty Images)
Continua após publicidade

Na edição que inaugura o ano, apresentamos os profssionais e instituições que venceram o Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica. Eleitos por um júri técnico e independente, eles representam o que há de melhor no cenário dos avanços em pesquisa e assistência à saúde no país.

Uma seleção do empenho e da criatividade de gente que quer mudar histórias, salvar vidas e superar o que, há alguns anos, podia parecer impossível de ser superado. Uma vacina capaz de tratar a dependência de drogas; um sistema de monitoramento especializado que resguarda bebês em UTIs neonatais; uma cabine móvel high-tech para identifcar mais cedo lesões suspeitas de câncer de pele; um projeto de navegação e acompanhamento do paciente oncológico no SUS; descobertas sobre o sistema imune que elevam as esperanças contra o desafador tumor de pâncreas; e uma plataforma gamifcada e baseada em inteligência artifcial para detectar e treinar pessoas com prejuízos à audição.

Eis o elenco de conquistas que são fruto do trabalho engenhoso e incansável de pessoas que estão em universidades, hospitais, startups e demais polos de inovação no Brasil. Atuando nos bastidores dos laboratórios ou na linha de frente, dando suporte aos pacientes, essa rede multidisciplinar de pesquisadores e clínicos prova que nosso país tem muito do que se orgulhar, mesmo com tantos desafos em termos de investimento e infraestrutura.

+Leia também: Passar protetor solar causa deficiência de vitamina D?

O que os nossos premiados estão fazendo hoje já benefcia diretamente cidadãos ou abre avenidas a novas formas de prevenir, diagnosticar e controlar doenças. No fundo, eles ganham os troféus, mas nós ganhamos com os resultados dos seus projetos — como pacientes, entusiastas e sociedade. Por trás disso tudo está o motor da ciência, esse ecossistema de conhecimento e desenvolvimento que nos aponta os melhores meios para cuidar da saúde.

E ele nos leva à primeira reportagem de capa de 2024. A insônia se tornou um fardo na vida de milhões de brasileiros, roubando o combustível para tocar o dia a dia e o bem-estar físico e mental. No balcão da internet, há inúmeras soluções à venda — de chazinhos a remédios tarja preta.

Continua após a publicidade

O buraco, porém, é mais embaixo, e remete ao estilo de vida ao qual temos nos rendido. Por isso, de olhos arregalados para os números desse distúrbio do sono e amparados no novo consenso dos experts brasileiros voltado ao seu tratamento, apresentamos o que fazer para espantar o bicho-papão da insônia.

Um sonho possível e crítico para começar o ano: afnal, precisamos de bastante energia para percorrer os meses à frente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.