Manchas vermelhas na pele? Conheça 10 possíveis causas
Doenças infecciosas, alergias, condições autoimunes... São vários os fatores que causam alterações dermatológicas

De repente, uma ou várias manchas vermelhas aparecem pelo corpo. Pequenas ou grandes, planas ou volumosas, as marcas na pele podem coçar e descamar.
Uma variedade de problemas de saúde pode ter o surgimento de erupções cutâneas como sintoma. Em geral, elas não são motivo para preocupação, mas apenas um médico pode avaliar cada caso devidamente e indicar se exames adicionais são necessários.
Conheça 10 causas para as manchas vermelhas e saiba o que fazer para sanar o problema.
Manchas na pele exigem atendimento médico?
Depende. Uma picada de pernilongo, por exemplo, não requer uma ida ao consultório e costuma desaparecer em poucos dias.
Mas como os motivos para a aparição de manchas são variados, o ideal é buscar uma consulta médica para descartar qualquer quadro mais grave. Em peles negras, as manchas podem ter coloração roxa ou mesmo esbranquiçada.
Informe ao médico quando os sintomas apareceram e em qual parte do corpo. Evite coçar, esfregar ou aplicar qualquer produto sobre a mancha. Esses problemas de pele costumam ser resolvidos de maneira simples, com medicações tópicas e orais.
Se houver dificuldade para respirar, febre, dor de cabeça, inchaço na boca ou garganta e rigidez no pescoço, busque um serviço de urgência imediatamente.
Quais as possíveis causas para manchas vermelhas?
1. Dermatite
Quando a pele entra em contato com certas substâncias químicas ou ingredientes alergênicos presentes em cosméticos, sabonetes e outros produtos, um quadro de dermatite pode ser desencadeado. A principal característica são as manchas vermelhas que coçam.
Pode ainda ser um caso de dermatite seborreica – que aparece principalmente na região da boca, nariz, olhos, couro cabeludo e virilha – ou de eczema, também conhecida como dermatite atópica. Esse último tipo de dermatite é uma condição autoimune crônica que requer tratamento para melhoria da qualidade de vida.
2. Brotoeja
Comum entre crianças e bebês, a brotoeja é um tipo de dermatite inflamatória. As pequenas bolhas vermelhas podem coçar bastante e são causadas pelo bloqueio das glândulas que garantem a transpiração.
Isso costuma acontecer em ambientes quentes, ou quando bebês utilizam roupas em excesso. A febre também pode provocar as manchas. O problema geralmente desaparece por conta própria.
3. Micoses
Os fungos são outro grupo de culpados pela vermelhidão na pele. A dermatofitose, conhecida como pé de atleta ou frieira, é um tipo comum de micose.
Quando os fungos são a causa para as manchas, elas costumam coçar e descamar. A infecção se transmite pelo contato com a pele contaminada e costuma se proliferar em regiões abafadas do corpo, como os pés, o couro cabeludo e a virilha. O tratamento inclui remédios tópicos e orais.
4. Rosácea
Se a vermelhidão se concentra no rosto e é frequente, a rosácea pode ser a responsável. A doença está ligada à sensibilidade da pele, e a irritação pode surgir frente ao uso de sabonetes e outros produtos cosméticos. Temperaturas frias ou quentes, bem como o consumo de álcool, também são capazes de desencadear um episódio.
Não existe cura para a condição, mas um dermatologista pode avaliar a fase da doença e indicar o melhor tratamento para lidar com os sintomas.
5. Hemangioma
Esse tipo de tumor benigno é comum em crianças, que podem já nascer com as marcas avermelhadas na pele. As manchas iniciam planas e evoluem para uma protuberância, que resulta de uma aglomeração de vasos sanguíneos na camada superficial da pele.
Embora costume desaparecer com os anos, o hemangioma pode ser retirado com cirurgias.
6. Vírus
Uma variedade de infecções virais pode se manifestar por meio de manchas na pele. A roséola, doença causada por alguns tipos de vírus da herpes, é uma delas. As manchas vêm acompanhadas de febre alta.
Outra doença viral é o molusco contagioso: apesar do nome, a condição é causada por um vírus e não tem a ver com um animal. As lesões avermelhadas na pele costumam desaparecer em alguns meses.
A doença mão-pé-boca é outro caso de condição contagiosa transmitida por vírus, comum entre crianças. Feridas aparecem na boca, nas mãos e nos pés.
Sempre que houver febre, é importante consultar um médico para descartar possibilidades mais sérias, como catapora e sarampo.
7. Impetigo
Infecção comum em crianças, é causada por bactérias, em especial a Streptococcus pyogenes. As manchas coçam e formam bolhas que estouram, se tornando crostas.
A doença é transmitida pelo contato com pessoas contaminadas. Objetos também podem transmitir as bactérias. O tratamento se baseia em antibióticos orais ou tópicos.
8. Escabiose
Engana-se quem pensa que a sarna é um problema apenas para os animais: também conhecida como escabiose, a condição contagiosa é causada por ácaros e pode afetar humanos.
A escabiose é um tipo de parasitose. O ácaro Sarcoptes scabiei é transmitido de pessoa para pessoa ou pelo contato com objetos contaminados. Esse tipo de sarna não é transmitido de animais para humanos.
Além das manchas avermelhadas pelo corpo, a coceira é a principal característica do quadro. A linha terapêutica inclui medicações tópicas e orais para eliminar os parasitas.
9. Reações alérgicas
A urticária é uma razão muito comum para manchas vermelhas na pele. Os agentes causadores podem ser medicações, alimentos específicos ou outros alergênicos.
O tratamento consiste em remédios antialérgicos.
As reações alérgicas podem provocar uma variedade de manifestações na pele, como as manchas vermelhas, descamação, bolhas e coceira. É importante ficar atento a outros sintomas, como inchaço da boca e garganta e dificuldades para respirar, já que reações anafiláticas, mais perigosas, também ocasionam vermelhidão cutânea.
10. Picadas de insetos
A coceira e a vermelhidão são reações alérgicas do corpo à picada de insetos. As de pernilongo são as mais comuns, mas pulgas, aranhas, percevejos, lacraias e até escorpiões podem estar escondidos nas casas e costumam aparecer nos meses mais quentes.
Acidentes com aranhas, escorpiões e lacraias podem requerer atendimento médico. Lave o local da picada com água e sabão e busque o hospital mais próximo.